O moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, devem se preparar para dias quentes e abafados nesta semana. De acordo com a Defesa Civil Estadual, a previsão é de alta de 3°C a 5°C sobre a média histórica da temperatura em março, que beira os 30ºC. Portanto, os termômetros devem marcar entre 33ºC e 35ºC.
Segundo Takao, as temperaturas deverão subir ao longo desta segunda-feira (11) até a próxima sexta-feira (15). No final de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstas pancadas de chuva.
“A gente pode ter o retorno dessas pancadas no final do dia. Não quer dizer que vá acontecer, mas já começa ter um indicativo para o retorno das pancadas de Verão”, explicou.
Takao ressaltou que, apesar da alta na temperatura, esse aumento não é considerado pelos especialistas uma ‘Onda de Calor’. Segundo ele, a mudança climática na região não atende os ‘atributos técnicos’ estabelecidos para se enquadrar no fenômeno.
Defesa Civil prevê onda de calor para Baixada Santista — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
“Mundialmente, como parâmetro para ser considerada uma onda de calor, a gente precisa ter temperaturas máximas, ou mínimas, 5°C mais altas do que é [previsto] para região naquela época do ano, em respectivo, durante um período de cinco dias”, disse.
Segundo Takao, um aviso de ‘Onda de Calor’ foi emitido para o interior das regiões Sul e Central do país. No estado de São Paulo, sendo ele, apenas os municípios no extremo Oeste deverão ser afetados pelo fenômeno.
Embora não se enquadre como ‘Onda de Calor’, Takao destacou que alguns cuidados devem ser tomados pela população para enfrentar os períodos de calor intenso. “Segue sempre a premissa de se manter hidratado e procurar praticar exercícios físicos fora dos períodos mais quentes do dia”.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)