Prefeitura de Guarujá

Alunos de Guarujá se tornam avatares virtuais e ficam “Por Dentro da História”

today15 de junho de 2023 18

Fundo
share close

Projeto envolve 13 mil estudantes da rede municipal de ensino e conta com uma edição especial impressa

Unindo tecnologia e aprendizado, a Prefeitura de Guarujá deu início ao Projeto Dentro da História – Dentro Educa neste mês. A iniciativa alcança 13 mil estudantes do Fundamental I da rede municipal de ensino, a partir a criação de avatares personalizados, em uma plataforma virtual para a produção final de um livro. O objetivo é trabalhar as habilidades cognitivas e socioemocionais das turmas, que em agosto também ganharão uma versão impressa do exemplar que escreveram.

Na prática, os alunos desenvolvem seus trabalhos com base em quatro histórias educativas de autores renomados, como Maurício de Souza e Ziraldo Alves Pinto, para criarem o avatar. A fase da personalização é uma das preferidas porque os estudantes ficam entusiasmados na impressão de suas características físicas como cor da pele, cabelo, olhos e roupas.

Breno Mendonça Silva, aluno do 5º ano da Escola Municipal Professor Antônio Ferreira de Almeida Junior (Jardim Tejereba), conta sobre a felicidade de se ver em uma história com a Turma da Mônica. “A parte mais legal é poder aprender e, ao mesmo tempo, ver que estou dentro da história, interagindo com esses personagens. Está sendo muito especial”, completa.

Já para a colega Ana Júlia Prado, a atividade serve como inspiração e ajuda para lidar com problemas pessoais. “Poder me ver no livro faz com que eu tenha várias ideias para escrever uma história própria, sem contar a ajuda para lidar com a minha timidez e me aceitar como sou”, destaca.



De acordo com a diretora da unidade, o projeto é uma importante ferramenta. “Vivemos, hoje, uma outra perspectiva devido à internet, e cabe a nós utilizarmos essas tecnologias para facilitar a vida e aprimorar o processo de leitura dos nossos alunos”, reforça.

Formação de professores e técnicos

O projeto começou a ser desenvolvido na rede municipal de ensino de Guarujá em março deste ano, quando a metodologia foi apresentada aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e das escolas. Posteriormente, todos os colaboradores passaram por uma capacitação especial na Escola Municipal 1º de Maio (Jardim Boa Esperança).

A professora Denise Borges Nascimento destaca que os encontros foram fundamentais para o desenvolvimento da proposta em sala de aula. “Abraçamos o projeto com muita alegria e estamos tendo um retorno tão maravilhoso quanto o esperado”, finaliza.

Dentro da História – Dentro Educa

A ‘Dentro Educa’ é o braço educacional por trás do Projeto Dentro da História, que nasceu há sete anos em uma bienal do livro, em São Paulo. A iniciativa segue as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e leva às escolas cadastradas um projeto híbrido, que começa no digital e resulta em livros físicos autorais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nova-unidade-do-samu-sera-inaugurada-em-praia-grande,-sp

G1 Santos

Nova unidade do SAMU será inaugurada em Praia Grande, SP

Uma quarta base do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) será inaugurada em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, as obras da unidade no bairro Maracanã entraram na etapa final e o local deve ser entregue no segundo semestre deste ano. O edifício da unidade conta com uma área de 121m², que inclui duas salas de repouso, copa, almoxarifado, sala de rádio, sala de convivência, […]

today15 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%