G1 Mundo

Alvo de protestos, presidente do México posta foto antiga que diz ser duende em obras de trem polêmico

today1 de março de 2023 12

Fundo
share close

Alvo de uma onda atual de protestos contra uma mudança na lei eleitoral, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, abriu outra polêmica com uma postagem sobre um suposto duende desmentida pelo Twitter.

Ele publicou uma foto de uma árvore durante a noite e afirmou que uma sombra na imagem que se assemelha a uma pessoa seria um duende. A fotografia, sustenta Obrador na postagem, foi feita por engenheiro que supervisiona as obras do Trem Maya, um polêmico projeto de uma linha ferroviária de cerca de 1.500 quilômetros no interior do país, alvo constante de pedidos de paralisação por gastos excessivos.

No entanto, o próprio Twitter publicou, logo abaixo da postagem do líder mexicano, um comentário afirmando que a foto parece ser de 2021, “e não foi tomada recentemente como sugere esta conta de Twitter”.



A publicação gerou centenas de comentários, e usuários compartilharam links que divulgavam a mesma imagem em 2021. Segundo essas publicações, a fotografia foi tirada não pelo engenheiro que Obrador alega ser o autor dela, mas por um fotógrafo chamado Juan Pacheco e foi tirada na localidade de Terán, perto de Monterrey.

O presidente do México ainda não havia se manifestado sobre a correção do Twitter ao seu post até a última atualização desta notícia.

Obrador fez a postagem em um momento no qual enfrenta uma forte onde de protesto por conta de sua proposta de reformar a lei eleitoral do país, que, para opositores, coloca em risco a independência do processo eleitoral e a democracia no México.

A reforma pretende reduzir o orçamento do Instituto Nacional Eleitoral do México e colocar o órgão, atualmente independente, sob tutela do governo e do Supremo Tribunal.

Multidão se concentra em praça na Cidade do México para protestar contra reforma de órgão eleitoral, em 27 de fevereiro de 2023. — Foto: Câmeras da Cidade do México/Handout via Reuters

No domingo, na maior manifestação até agora no governo de Obrador, cerca de 500 mil pessoas se reuniram na Cidade do México para condenar a reforma, aprovada no Senado na semana passada.

No fim do dia, o secretário adjunto de Estado dos Estados Unidos, Brian Nichols, manifestou apoio do governo norte-americano aos protestos e disse que as reformas eleitorais estavam “testando a independência das instituições eleitorais e judiciais”.

Obrador vem rebatendo as críticas e acusando as elites de desvirtuar os propósitos de seu governo. Ele afirma que vai reverter o dinheiro que tirará do instituto para as camadas pobres do país.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conheca-o-big-hit,-substituto-do-big-mac-na-russia

G1 Mundo

Conheça o Big Hit, substituto do Big Mac na Rússia

O tradicional “molho especial” mudou e os ingredientes foram ajustados, mas o Big Hit, nome do lanche que foi colocado à venda na Rússia esta semana, foi aprovado por alguns clientes que experimentaram o substituto do Big Mac. "Tentamos fazer de tudo para que nossos clientes não percebam nenhuma diferença", disse o CEO Oleg Paroyev quando a rede reabriu. O acordo de transferência da marca impôs restrições no uso de […]

today1 de março de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%