Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Ambos os lados criticaram a decisão e rejeitaram as alegações de crimes de guerra.
Clooney, especializada em direitos humanos, e cinco outros especialistas, incluindo dois ex-juízes de tribunais criminais de Haia, disseram que foram convocados em janeiro a pedido de Khan para avaliar o material que ele lhes forneceu e oferecer aconselhamento jurídico.
Em um relatório datado de 20 de maio, o grupo de especialistas afirmou ter realizado “um extenso processo de revisão e análise”, incluindo depoimentos de testemunhas e vídeos e fotografias autenticados obtidos pelos investigadores do TPI.
Os detalhes do pedido e as evidências não foram divulgados.
A advogada, casada com o ator norte-americano George Clooney, disse estar “satisfeita com o fato de o processo ter sido justo, rigoroso e independente e de os pedidos de mandados de prisão apresentados pelo Procurador serem fundamentados na lei e nos fatos”.
Procuradoria do Tribunal Penal Internacional pede prisão de Benjamin Netanyahu e líderes do Hamas
Khan disse em um comunicado emitido ter motivos suficientes para acreditar que todos “têm responsabilidade criminal” por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
Segundo o procurador, do lado do Hamas, os seguintes crimes foram cometidos:
Já do lado de Israel, Kham disse ter identificado os seguintes crimes:
“Agora, mais do que nunca, precisamos demonstrar coletivamente que o direito internacional humanitário, a base fundamental para a conduta humana durante o conflito, se aplica a todos os indivíduos e se aplica igualmente a todas as situações abordadas pelo meu escritório e pelo tribunal”, disse Khan.
Caberá agora a um painel de juízes do tribunal determinar se as evidências sustentam a emissão de mandados de prisão.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
A decisão em si não surpreendeu. Os israelenses se acostumaram a ver o chefe de governo em apuros e isolado no cenário internacional. Mas repercutiu mal vê-lo misturado, no mesmo rol de acusações, com os líderes do Hamas — Yahya Sinwar, Mohammed Deif e Ismail Haniyeh. Foi como se, mesmo que momentaneamente, Netanyahu ganhasse um salvo-conduto de seus conterrâneos e adversários políticos, que o acuam diariamente com protestos e ultimatos […]
01:00 - 07:00
Waldir Nascimento
07:00 - 08:05
Paulinha Esteves
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)