G1 Mundo

Americanos expõem o etarismo em relação a Biden e Trump

today8 de setembro de 2023 4

Fundo
share close

Deve haver um limite de idade para um presidente ocupar o cargo? Setenta e seis por cento dos entrevistados nos EUA na pesquisa The Economist/YouGov responderam que sim, sinalizando a crescente preocupação dos americanos com a faixa etária dos dois prováveis candidatos às eleições do próximo ano. O presidente Joe Biden, de 80 anos, busca a reeleição e o ex-presidente Donald Trump, de 77, é o pré-candidato favorito entre os republicanos para concorrer ao cargo.

Outras pesquisas expõem, na mesma proporção, o etarismo dos eleitores e indica que ambos os candidatos terão o preconceito de idade como adversário atuante na disputa. A questão sobre ser velho demais para ocupar uma função pública ganha destaque sempre que ocorre um episódio embaraçoso envolvendo um político.

Biden tropeçou num saco de areia e foi ao chão durante uma formatura militar e trocou Ucrânia por Iraque numa declaração. Recentemente, o senador republicano Mitch McConnell, de 81 anos, travou em duas ocasiões diante dos repórteres, sem conseguir responder ao que lhe perguntavam. A senadora democrata Dianne Feinstein, de 90, começou a ler um discurso no momento de uma votação, em que precisava apenas responder sim ou não.



O atual Congresso é o que tem a faixa etária mais avançada. Se o limite de idade fosse de 70 anos, como defende a maioria dos entrevistados ouvidos em sucessivas enquetes sobre o assunto, 71% dos integrantes do Senado, por exemplo, simplesmente não poderiam ocupar o cargo.

Biden foi eleito como o presidente mais idoso em exercício dos EUA. Se ganhar o segundo mandato, terá 86 anos ao deixar a Presidência. Sabe que é alvo de preconceito e revida com a cartada da experiência. “Adquiri muita sabedoria e sei mais do que a maioria das pessoas. E sou mais experiente do que qualquer pessoa que já concorreu ao posto, me sinto honrado e eficaz”, argumentou ele, numa entrevista à MSNBC.

O atual presidente costuma ser alvo de discriminação de seu maior adversário: apenas três anos mais novo, Trump frequentemente o ridiculariza pela idade avançada, pelo declínio cognitivo ou por qualquer gafe que ele cometa.

Para concorrer à Presidência dos EUA, o candidato precisa ter no mínimo 35 anos, mas a Constituição redigida em 1789 não estabelece um limite máximo de idade. Ir contra esse preceito esbarra em outro: a proibição de discriminação etária em locais de trabalho, estabelecida desde 1967 no país.

Fixar um limite de idade para ocupar uma função pública requer a alteração da Constituição, o que, por si só, representa um complicado processo: são necessárias a aprovação de dois terços da Câmara e de dois terços do Senado e a ratificação de três quartos dos estados americanos. Mas, a contar pelas pesquisas de opinião, os eleitores não se mostram intimidados por expressarem o preconceito.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

hong-kong-registra-o-maior-volume-de-chuvas-de-140-anos;-video

G1 Mundo

Hong Kong registra o maior volume de chuvas de 140 anos; VÍDEO

Chuvas de intensidade recorde provocaram inundações em Hong Kong na madrugada desta sexta-feira (08/09), alagaram ruas, centros comerciais, estações de metrô e levaram ao fechamento de escolas e à interdição do tráfego rodoviário e ferroviário. O temporal ocorre poucos dias depois de o território chinês ter sido atingido por um tufão. A região administrativa especial chinesa registrou a maior precipitação horária desde que os registos começaram, há 140 anos. De […]

today8 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%