G1 Mundo

Anielle Franco fala sobre ataques racistas contra Vinícius Jr.

today22 de maio de 2023 3

Fundo
share close

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comentou nesta segunda-feira (22) os ataques racistas sofridos pelo jogador de futebol brasileiro Vinícius Jr., do Real Madrid, neste domingo (21). Ela classificou os atos de racismo como “mal” que precisa ser combatido “na raiz”.

“Inadmissível, que, em 2023, a gente ainda tenha que estar aqui chamando a imprensa, em uma coletiva, falando sobre racismo. Enquanto tiver sangue correndo nas minhas veias, enquanto a gente estiver à frente desta pasta da Igualdade Racial, que o governo federal, do presidente Lula, que a gente vai tá cuidando do povo brasileiro preto, seja aqui, seja fora do país, porque se tem uma coisa que assola a nossa comunidade preta é o racismo. E esse mal é um caso que a gente precisa combater na raiz”, afirmou Anielle Franco.

“O Vinicius tem sido xingado, ontem tomou um mata-leão. E a gente vê no Brasil especificamente, como os casos de racismo se resolvem infelizmente. E a gente não quer que isso chegue a uma escala muito maior que já chegou. Isso é um basta”, completou a ministra.



A ministra contou que conversou com familiares do futebolista, para dar suporte. E prestou solidariedade ao jogador.

Em partida do campeonato espanhol, o atleta voltou a ser alvo de ataques racistas, desta vez em um jogo do Real Madrid contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência, no sudeste da Espanha.

Neste domingo, o Ministério da Igualdade Racial já havia informado vai notificar autoridades espanholas e a La Liga, entidade responsável pelo campeonato espanhol.

Durante entrevista no Japão neste domingo, o presidente Lula manifestou solidariedade a Vini Jr. e cobrou medidas da La Liga e da Fifa.

“É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol”, disse o petista.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘boneco-de-vini-jr.-pendurado-pelo-pescoco-ensejou-novos-episodios-como-esse’,-diz-flavia-oliveira

G1 Mundo

‘Boneco de Vini Jr. pendurado pelo pescoço ensejou novos episódios como esse’, diz Flávia Oliveira

“O episódio do Vini Jr. chama a atenção porque ele se dá em uma espiral: começa com um torcedor ou dois, um pequeno grupo, e na medida em que não há punição, não há nenhum tipo de reação nem da Justiça, nem das entidades esportivas, nem do clube – que tem a honra de ter o Vini Jr. no seu elenco – esse processo vai se agravando”, explica Flávia. A […]

today22 de maio de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%