G1 Mundo

Aos 103 anos, a ‘senhora das lagostas’ continua na ativa

today13 de julho de 2023 7

share close

Virginia Oliver é uma figura lendária no Maine, onde se dedica à captura dos crustáceos há mais de nove décadas.


Virginia Oliver já se tornou uma lenda no Maine, estado situado no extremo nordeste dos Estados Unidos, conhecido pelas lagostas de altíssima qualidade. Aos 103 anos completados mês passado, está na sua 95ª temporada de captura do crustáceo – começou em 1928, com apenas oito anos. A rotina é pesada e inclui acordar às três e meia da madrugada, mas ela não dispensa o batom antes de vestir o macacão e encarar o vento forte e o mar gelado. Sua longevidade profissional já a transformou em personagem de livro infantil e protagonista de um curta-metragem, no qual resume sua trajetória com simplicidade:



Virginia Oliver: aos 103 anos, ela se dedica à captura de lagostas desde 1928 — Foto: Divulgação

“Sempre fiz isso, a vida toda, e nunca enjoei: nem do trabalho, nem do balanço do barco. É importante me manter ativa.”

Os amigos a chamam de Ginny, mas a maioria das pessoas se refere a ela respeitosamente como “a senhora das lagostas” (“the lobster lady”). Virginia se surpreende com o alvoroço que passou a causar depois de reportagens veiculadas na TV quando completou 100 anos. Afinal, essa sempre foi a atividade da família – a garotinha aprendeu o ofício com o pai e o irmão mais velho – e se tornou seu ganha-pão ao crescer: casou-se com Max Oliver, também pescador, e, durante 61 anos, os dois compartilharam suas vidas e a embarcação.

Livro infantil baseado na vida de Virginia Oliver — Foto: Reprodução

Depois da morte do marido, em 2006, quem a acompanha é um dos quatro filhos, Max Jr., um “novato” de 80 anos. No auge da temporada, entre junho e setembro, a dupla sai três vezes por semana para pegar as lagostas que ficam presas nas armadilhas montadas pelos pescadores. Virginia continua apreciando a iguaria e, todo sábado, prepara um jantar para a família. São famosos seus biscoitos e feijões cozidos (baked beans), uma receita tradicional da Nova Inglaterra que se assemelha à feijoada. O barco, claro, leva o nome da dona.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

O raríssimo gafanhoto rosa registrado por fotógrafo amador em seu jardim

Apesar de seu pequeno tamanho, o rosa choque do gafanhoto se destacou enquanto o inseto pulava no quintal, no vilarejo de Llandegfan, na ilha de Anglesey. "Nunca tinha ouvido falar deles", disse Gary Phillips, 65 anos, que rastejou pelo jardim com sua câmera para tirar algumas fotos. "Eu tive que focar com atenção naquilo que eu tinha visto, e eu percebi que era um gafanhoto rosa — que eu imaginei que fosse muito raro." Os gafanhotos-do-campo são comuns em todo […]

today13 de julho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%