G1 Mundo

O raríssimo gafanhoto rosa registrado por fotógrafo amador em seu jardim

today13 de julho de 2023 7

share close

Apesar de seu pequeno tamanho, o rosa choque do gafanhoto se destacou enquanto o inseto pulava no quintal, no vilarejo de Llandegfan, na ilha de Anglesey.

“Nunca tinha ouvido falar deles”, disse Gary Phillips, 65 anos, que rastejou pelo jardim com sua câmera para tirar algumas fotos.

“Eu tive que focar com atenção naquilo que eu tinha visto, e eu percebi que era um gafanhoto rosa — que eu imaginei que fosse muito raro.”



Os gafanhotos-do-campo são comuns em todo o Reino Unido e presentes em outros países europeus, além de alguns da Ásia. Ele geralmente é verde, marrom, ou uma combinação dos dois.

Em raras ocasiões, uma mutação genética faz com que eles fiquem rosados.

Os gafanhotos-do-campo são mais comuns nas cores verde e marrom; o rosa é raro e torna esses insetos mais visíveis para predadores — Foto: GARY PHILLIPS

A raridade é explicada, em parte, porque sua cor vívida torna mais difícil que esses insetos se escondam de predadores, o que os faz sobreviver por menos tempo.

Paul Hetherington, da organização dedicada à conservação Buglife, explica que a cor rosa do gafanhoto é causada por um gene recessivo que pode ser transmitido de geração em geração.

O fenômeno é conhecido como eritrismo, o qual leva à produção de muito pigmento vermelho e pouco preto.

‘Simplesmente maravilhosos’

As mudanças na cor da grama conforme as estações mudam podem facilitar ou dificultar o avistamento do gafanhoto rosa.

Hetherington diz que é raro avistar um se você não estiver procurando ativamente.

“Se você procurar por eles em qualquer gramado, as chances de vê-los são realmente muito altas”, diz, acrescentando que ele mesmo já viu três.

“É incrível ver a beleza dessas criaturas. Eles são simplesmente maravilhosos.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Sharon Tate: quem foi a atriz casada com diretor morta grávida pela seita de Charles Manson

A "família Manson" foi um grupo liderado por Charles Manson, nos anos 1960, nos Estados Unidos. Manson exercia uma influência manipuladora sobre seus seguidores, a quem ele chamava de "família". Eles se envolveram em uma série de crimes e assassinatos motivados por uma mistura de ideias distorcidas, como uma suposta "guerra racial" e uma visão apocalíptica do mundo. A estrela de Hollywood era casada com o diretor e ator Roman Polanski. Na noite em que foi morta, os integrantes invadiram […]

today13 de julho de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%