G1 Mundo

Após ataque dos EUA que matou 14 pessoas na Síria, base americana é atingida por mísseis

today24 de março de 2023 14

Fundo
share close

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que nenhum funcionário americano ficou ferido no ataque. Ele chamou o incidente de uma reação à retaliação dos EUA contra grupos alinhados ao Irã na área.

“Não é incomum, quando tomamos um ataque de retaliação como este, que eles respondam com algum disparo de foguete ineficaz. E estes foram em grande parte, completamente ineficazes”, disse Kirby à MSNBC. “Ninguém ficou ferido, nenhuma vítima dos EUA.”

A retaliação a que ele se refere é um ataque aéreo dos Estados Unidos na Síria na noite de quinta-feira contra grupos alinhados ao Irã. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um monitor com sede na Grã-Bretanha com uma ampla rede de fontes no terreno no país, disse que 14 pessoas foram mortas por esses ataques dos EUA, entre eles nove sírios.



Kirby disse que esses ataques dos EUA na Síria tiveram como objetivo proteger o pessoal americano no país, onde o Estado Islâmico e grupos militantes apoiados pelo Irã continuam sendo uma ameaça.

O Pentágono culpa esses grupos por um ataque de drone mais cedo na quinta-feira que matou um empreiteiro norte-americano americano, feriu outro e cinco soldados americanos.

O ataque de quinta-feira ocorreu em uma base da coalizão perto de Hasakah, no nordeste da Síria, disse o Pentágono em um comunicado.

A comunidade de inteligência dos EUA avaliou que o drone de ataque unilateral era de origem iraniana, disse o Pentágono, uma conclusão que poderia agravar ainda mais as relações já tensas entre Washington e Teerã.

As tropas dos EUA foram atacadas por grupos apoiados pelo Irã cerca de 78 vezes desde o início de 2021, de acordo com o general do Exército Erik Kurilla, que supervisiona as tropas dos EUA no Oriente Médio como chefe do Comando Central.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tribunal-do-juri-condena-casal-pelo-assassinato-de-jovem-encontrada-carbonizada-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Tribunal do júri condena casal pelo assassinato de jovem encontrada carbonizada no litoral de SP

José Victor Silva Barbosa de 27 anos foi condenado a 24 anos de prisão pelo assassinato de uma jovem de 20, encontrada carbonizada em Praia Grande, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (24). A companheira dele, Larissa Gomes da Silva, de 25, foi condenada a 13 anos e quatro meses. Os restos mortais de Vitoria Luiza da Silva foram encontrados na Rua Pescada Amarela, no bairro Jardim Melvi, em […]

today24 de março de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%