G1 Santos

Após breve retomada, escolas municipais de Cubatão voltam a ter aulas suspensas por falta de limpeza

today15 de maio de 2023 4

Fundo
share close

Este é o terceiro dia que os estudantes ficam sem aulas, já que a paralisação começou na última quinta-feira (11), motivada pela falta de pagamentos dos funcinários da limpeza.

Segundo a Secretaria de Educação, nesta segunda-feira (15) as aulas aconteceram somente até meio-dia. No entanto, as atividades devem retornar em todos os períodos nesta terça-feira (16).

A Administração Municipal afirmou que a contratação emergencial dos trabalhadores da limpeza está em fase final e a presença da mão de obra nas unidades depende da conclusão deste processo.



Escolas municipais de Cubatão estão sem aulas até segunda-feira (15) — Foto: g1 Santos

Em entrevista à TV Tribuna, o secretário adjunto de Educação, Guilherme Amaral, disse que o problema que aconteceu foi administrativo. “Contratamos uma empresa para que ela prestasse serviço de limpeza nas escolas e essa empresa não cumpriu com suas responsabilidades junto às trabalhadoras desde o mês de abril. Dados os prazos transcorridos, nós optamos pela rescisão unilateral”, explicou.

Ele se desculpou pelos transtornos ocasionados à população e ressaltou que o nome da nova empresa, que irá firmar o contrato emergencial com a prefeitura, será divulgado em breve no Diário Oficial do Município.

Ao todo, a cidade possui 51 unidades municipais de ensino, com mais de 14 mil estudantes, sendo 2.040 da creche, 2.414 da pré-escola, 5.959 do fundamental I e 3.632 do fundamental II.

Funcionários que trabalham na limpeza de escolas municipais paralisaram atividades por falta de pagamento em Cubatão — Foto: Cleide Barbosa

A greve começou na última quinta-feira (11), quando toda a rede municipal ficou sem aula. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação da Baixada Santista (Sindilimpeza), Paloma dos Santos, o motivo da paralisação foi a falta de pagamento, já que os funcionários estavam com salários atrasados.

Na tarde do mesmo dia, houve uma reunião em que a Prefeitura de Cubatão decidiu não dar continuidade ao contrato com a Safe, que se comprometeu junto ao governo municipal a quitar os pagamentos e iniciar o processo de rescisão trabalhista.

Na ocasião, a prefeitura informou que os aproximadamente 200 funcionários poderiam ser reabsorvidos pela próxima empresa contratada. A Administração Municipal também emitiu um comunicado dizendo que as aulas dos dias 11 e 12 de maio serão repostas em 3 e 17 de junho.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apa-serra-de-santo-amaro-e-pauta-de-encontro-nesta-quinta-feira 

Prefeitura de Guarujá

APA Serra de Santo Amaro é pauta de encontro nesta quinta-feira 

O evento será realizado no Sofitel Jequitimar, na Praia de Pernambuco, os participantes terão a oportunidade de levar ideias, sugestões e conhecer um dos mais poderosos instrumentos de gestão participativa A Prefeitura de Guarujá e o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro realizam, nesta quinta-feira (18), a partir das 15h30, um encontro no Sofitel Jequitimar (Avenida Marjory da Silva Prado, 1.100 – Praia de Pernambuco) […]

today15 de maio de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%