Este é o terceiro dia que os estudantes ficam sem aulas, já que a paralisação começou na última quinta-feira (11), motivada pela falta de pagamentos dos funcinários da limpeza.
Segundo a Secretaria de Educação, nesta segunda-feira (15) as aulas aconteceram somente até meio-dia. No entanto, as atividades devem retornar em todos os períodos nesta terça-feira (16).
A Administração Municipal afirmou que a contratação emergencial dos trabalhadores da limpeza está em fase final e a presença da mão de obra nas unidades depende da conclusão deste processo.
Escolas municipais de Cubatão estão sem aulas até segunda-feira (15) — Foto: g1 Santos
Em entrevista à TV Tribuna, o secretário adjunto de Educação, Guilherme Amaral, disse que o problema que aconteceu foi administrativo. “Contratamos uma empresa para que ela prestasse serviço de limpeza nas escolas e essa empresa não cumpriu com suas responsabilidades junto às trabalhadoras desde o mês de abril. Dados os prazos transcorridos, nós optamos pela rescisão unilateral”, explicou.
Ele se desculpou pelos transtornos ocasionados à população e ressaltou que o nome da nova empresa, que irá firmar o contrato emergencial com a prefeitura, será divulgado em breve no Diário Oficial do Município.
Ao todo, a cidade possui 51 unidades municipais de ensino, com mais de 14 mil estudantes, sendo 2.040 da creche, 2.414 da pré-escola, 5.959 do fundamental I e 3.632 do fundamental II.
Funcionários que trabalham na limpeza de escolas municipais paralisaram atividades por falta de pagamento em Cubatão — Foto: Cleide Barbosa
A greve começou na última quinta-feira (11), quando toda a rede municipal ficou sem aula. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação da Baixada Santista (Sindilimpeza), Paloma dos Santos, o motivo da paralisação foi a falta de pagamento, já que os funcionários estavam com salários atrasados.
Na tarde do mesmo dia, houve uma reunião em que a Prefeitura de Cubatão decidiu não dar continuidade ao contrato com a Safe, que se comprometeu junto ao governo municipal a quitar os pagamentos e iniciar o processo de rescisão trabalhista.
Na ocasião, a prefeitura informou que os aproximadamente 200 funcionários poderiam ser reabsorvidos pela próxima empresa contratada. A Administração Municipal também emitiu um comunicado dizendo que as aulas dos dias 11 e 12 de maio serão repostas em 3 e 17 de junho.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)