G1 Mundo

Após renúncia de primeiro-ministro, presidente de Portugal define novas eleições para março de 2024

today9 de novembro de 2023 7

Fundo
share close

A renúncia de António Costa na terça-feira (7), após suspeitas de envolvimento em um escândalo de corrupção, foi inesperada.




Primeiro-ministro de Portugal renuncia após ser alvo de operação policial

Primeiro-ministro de Portugal renuncia após ser alvo de operação policial

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou a realização de eleições em 10 de março de 2024. Essa votação só acontece porque o primeiro-ministro António Costa renunciou após ser envolvido em um escândalo de corrupção.

Os principais partidos expressaram apoio às eleições.

Na quarta-feira (8), o presidente se reuniu com representantes dos partidos parlamentares, conforme exigido pela Constituição antes de uma eventual dissolução do Parlamento. Ficou decidido que o atual Legislativo ainda vai votar um orçamento antes de ser dissolvido.

A crise política em curso havia suspendido as discussões sobre o orçamento de 2024. A votação final está agendada para 29 de novembro.

A renúncia de António Costa na terça-feira (7), após suspeitas de envolvimento em um escândalo de corrupção, foi inesperada. O caso envolve suspeitas de corrupção e tráfico de influência na atribuição de concessões para extração de lítio e produção de hidrogênio verde. Há acusações de crimes contra familiares de Costa e contra o ministro das Infraestruturas.

Costa negou ilegalidades, mas renunciou, considerando impossível permanecer no governo durante uma investigação judicial.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aves-de-rapina-ajudam-israel-a-encontrar-vitimas-de-ataque-do-hamas

G1 Mundo

Aves de rapina ajudam Israel a encontrar vítimas de ataque do Hamas

Ohad Hatzofe da Autoridade de Parques e Natureza israelense, afirmou que essas informações têm sido importantes. "Quando a guerra começou, fui abordado por alguns reservistas servindo naquela unidade. Eles me perguntaram se as aves poderiam ajudar em alguma coisa", disse o especialista. A ideia surgiu na Eitan, uma unidade de recursos humanos do exército responsável por localizar soldados desaparecidos. Hatzofe lidera um programa que rastreia abutres ameaçados de extinção que […]

today9 de novembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%