G1 Mundo

Após terremoto, moradores de Nova York recebem alerta de réplicas

today5 de abril de 2024 5

Fundo
share close

O alerta chegou por celular aos residentes de Nova York cerca de uma hora e meia após o tremor inicial.

Até a última atualização desta reportagem, nenhum tremor secundário havia sido registrado, mas autoridades locais pediram que a população evite locais fechados.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, manifestou preocupação com o risco de réplicas. “Nós estamos levando esse terremoto muito a sério”, afirmou.



Alerta de possibilidade de réplica após terremoto que atingiu Nova York é enviado a moradores da cidade, em 5 de abri de 2024. — Foto: Reprodução

Terremoto atinge cidade de Nova York

Terremoto atinge cidade de Nova York

O epicentro do terremoto ocorreu perto da cidade de Lebannon, que fica no estado de Nova Jersey e a cerca de 60 quilômetros de Nova York. O tremor também foi sentido nas cidades de Filadélfia e Boston.

Veja no vídeo abaixo o momento do tremor em uma cafeteria em Nova Jersey:

Momento em que cafeteria de Nova Jersey é atingida por terremoto nesta sexta-feira (05)

Momento em que cafeteria de Nova Jersey é atingida por terremoto nesta sexta-feira (05)

Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu às 10h28 no horário local (11h28 no horário de Brasília). A profundidade do terremoto, ainda de acordo com a USGS, foi de 5 quilômetros abaixo da superfície — uma profundidade considerada muito baixa e que pode aumentar a intensidade do tremor.

Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de danos e vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros de Nova York.

Os pousos e decolagens no aeroporto de Newnark, em Nova York, estavam suspensos até a última atualização desta reportagem, segundo a agência de aviação civil dos EUA (FAA, na sigla em inglês). Já o aeroporto John F. Kennedy, também na cidade, chegou a ter as atividades interrompidas, mas os voos foram retomados, ainda de acordo com a FAA.

A Casa Branca afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi avisado do episódio e estava monitorando impactos.

O porta-voz do prefeito de Nova York, Eric Adams, afirmou que, “embora não haja informações de grandes impactos neste momento, ainda estamos avaliando o impacto”.

Em sua conta de Twitter, o Empire State Building, o edifício mais famoso da cidade, brincou: “Estou bem”.

Segundo a USGS, que registra terremotos nos EUA e no mundo, não é incomum haver tremores em Nova York, mas a magnitude registrada nesta sexta é rara.

No bairro do Brooklyn, moradores relataram ter sentido prédios tremerem e ouvido um barulho de explosão.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

qual-o-impacto-de-um-terremoto-de-magnitude-4,8,-como-o-que-foi-sentido-em-nova-york?

G1 Mundo

Qual o impacto de um terremoto de magnitude 4,8, como o que foi sentido em Nova York?

Mas o que significa um terremoto de magnitude 4,8 na prática? Um terremoto é uma intensa vibração da superfície da Terra causada por movimentações na camada mais externa do planeta. A magnitude de um terremoto é a medida da intensidade do tremor no local onde ocorreu. O terremoto de maior magnitude já registrada foi de 9,5, que ocorreu no Chile em 1960. No caso desta sexta, quem mora no Nordeste […]

today5 de abril de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%