G1 Mundo

Após vetar duas resoluções, EUA concordam com texto sobre Gaza que será votado pelo Conselho de Segurança da ONU

today22 de dezembro de 2023 5

Fundo
share close

A votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre uma tentativa de aumentar a ajuda à Faixa de Gaza será votada às 13h30 desta sexta-feira (22), no horário de Brasília, pelos países membros.

Os Estados Unidos, um dos membros fundadores do Conselho e aliado de Israel, conseguiu aprovação dos outros países para as mudanças que almejava e com isso colocou-se, pela primeira vez, favorável a uma proposta de resolução que envolva o cessar-fogo.

A proposta, elaborada pelos Emirados Árabes Unidos passou por duas semanas de negociações até chegar no texto alcançado nesta quinta-feira.



“Essa é uma resolução que podemos apoiar”, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

Desde o início dos conflitos, em 7 de outubro, os Estados Unidos já vetaram resoluções contrárias a Israel duas vezes.

A atual versão do texto pede que sejam tomadas “medidas urgentes para permitir imediatamente o acesso seguro e sem obstáculos à ajuda humanitária, e também para criar as condições para um cessar-fogo sustentável”, mas não pede o fim imediato dos combates.

Veto dos EUA de texto do Brasil na ONU — Foto: Mike Segar/Reuters

O grupo é composto por cinco países com assentos permanentes — EUA, Reino Unido, China, Rússia e França — que, nas votações, possuem o poder de vetar resoluções e 10 outros países com assentos rotativos.

As soluções votadas no Conselho precisam de 9 votos favoráveis para serem aprovadas. No entanto, os países com assentos permanentes podem vetar a proposta aprovada, mesmo que sejam os únicos a negá-la. Esses membros também podem se abster de votar — ou seja, na prática, deixando a resolução ser aprovada.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

argentina-tem-protestos-em-varias-cidades-contra-‘decretaco’-de-milei

G1 Mundo

Argentina tem protestos em várias cidades contra ‘decretaço’ de Milei

A medida leva à desregulamentação da economia, revoga diversas leis federais e aproxima as empresas estatais de movimentos de privatização. Segundo o jornal argentino La Nacion, grupos foram vistos nos bairros de Palermo, Belgrano, Almagro e Olivos, na capital Buenos Aires. Centenas de pessoas também foram vistas se reunindo na praça 25 de maio em Rosário — o local tem histórico de celebrações e protestos. Em Córdoba, cinco manifestantes foram […]

today22 de dezembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%