Pleno News

Aposentadoria por incapacidade permanente: Entenda quando se torna definitiva

today8 de maio de 2024 2

Fundo
share close

Elisângela Coelho – 08/05/2024 09h29

Cadeira de rodas e cuidado

(Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

A aposentadoria por incapacidade permanente é destinada ao segurado que, por motivo de doença ou acidente, demonstra incapacidade para exercer sua atividade laboral de forma permanente.

De acordo com a Lei nº 8.213/1991, que diz no Artigo 42: “A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição”.

A aposentadoria por incapacidade permanente (anteriormente chamada de aposentadoria por invalidez) pode se tornar definitiva quando não há previsão de recuperação do segurado, ou seja, quando a incapacidade é considerada irreversível.

No entanto, o termo “permanente” não significa que a aposentadoria não será revisada. Existem situações em que o INSS pode realizar reavaliações regulares para verificar se o segurado ainda se qualifica para continuar recebendo o benefício.



Após a Reforma da Previdência, a aposentadoria por invalidez passou a ser conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente, refletindo que ela é destinada a segurados que não podem trabalhar e não podem ser reabilitados para outras funções. Mesmo assim, o INSS pode convocar o segurado para perícias para confirmar se a incapacidade persiste.

Casos em que a aposentadoria por incapacidade permanente se torna definitiva incluem:

– Quando a incapacidade é considerada irreversível, como em certos casos de HIV/Aids, o que elimina a necessidade de novas perícias médicas;


– Quando o segurado tem 55 anos ou mais e a aposentadoria foi concedida há pelo menos 15 anos; ou


– Quando ele tem 60 anos ou mais, como previsto em legislação.

Portanto, se você tem mais de 60 anos de idade sua aposentadoria por incapacidade é para sempre.

No entanto, a reavaliação do benefício pode acontecer por várias razões, como suspeita de fraude, irregularidades ou se o INSS suspeitar de erro material. O segurado é obrigado a comparecer à perícia quando convocado, sob pena de suspensão ou cancelamento do benefício.

Embora a aposentadoria por incapacidade permanente possa ser concedida com base em uma incapacidade que se presume permanente, a avaliação médica e jurídica deve considerar não apenas a atual condição de saúde do segurado, mas também sua perspectiva de recuperação futura.

Resumindo, a aposentadoria por incapacidade permanente não é sempre definitiva. O INSS pode realizar revisões para verificar se a condição de incapacidade ainda se mantém. Por isso, é fundamental que o segurado fique atento a convocações para perícias e cumpra todos os requisitos para manter seu benefício.

Para saber mais, siga-me nas redes sociais.

Até a próxima! Um abraço.

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 INSS aciona AGU contra “golpe” da licença-maternidade

2 Salário-maternidade não precisa de intermediários, alerta INSS

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dezenas-de-pipas-e-linhas-cortantes-sao-apreendidas-em-santos,-sp

G1 Santos

Dezenas de pipas e linhas cortantes são apreendidas em Santos, SP

Material foi recolhido após abordagens da Guarda Municipal a ambulantes sem licença e grupos de jovens. 82 pipas e 11 carretéis foram apreendidos pela GCM de Santos — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação Dezenas de pipas e carretéis de linhas cortantes foram apreendidos pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, os itens foram retirados das ruas durante patrulhamento preventivo nos bairros Bom […]

today8 de maio de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%