Pleno News

Aposentados depois da reforma têm direito à revisão da vida toda?

today29 de março de 2023 5

Fundo
share close

Elisângela Coelho
29/03/2023 10h36

Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a revisão da vida toda em favor de alguns segurados da Previdência Social. Mas será que quem se aposentou após a Reforma da Previdência tem direito a essa revisão?

Segundo o STF, o segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da Lei 9.876/99 e antes da vigência das novas regras constitucionais introduzidas pela Reforma da Previdência trazida pela EC 103/ 2019, terá direito de optar pela regra definitiva caso esta seja mais favorável ao seu caso.

É importante destacar que, para ter o direito à revisão da vida toda, o segurado precisa ter implementado os requisitos para a concessão da aposentadoria até a data de 13/11/2019.

O que significa que quem já se aposentou após essa data, não terá direito à revisão do benefício da vida toda.



Caso o direito já existisse para o segurado em 13/11/2019 e a aposentadoria tenha sido concedida pelas regras anteriores da reforma ela é passível de pedir a revisão!

Entretanto, para aqueles que tiveram aposentadoria concedida pelas regras transitórias ou permanentes, isto é, de acordo com as normas novas da reforma da previdência, estes não poderão pedir a revisão da vida toda.

Lembrando que, a revisão da vida toda nada mais é do que, a situação do segurado que no cálculo do seu benefício de aposentadoria não teve contabilizado períodos de contribuição maiores que tenham sido anteriores a julho de 1994.

Em outras palavras, os segurados que tinham períodos de contribuições maiores anteriores a esse período têm direito à revisão da vida toda para contabilizar esse período a seu benefício, esta foi a decisão do Supremo Tribunal Federal.

Atenção: ainda que você tenha períodos anteriores a julho de 1994, o recomendado é que realize cálculos para saber se realmente essas contribuições foram maiores e se estas irão aumentar o seu benefício para que você, de fato, tenha direito à revisão da vida toda de forma benéfica.

Caso identifique que já possuía o direito à revisão da vida toda antes da data de 13/11/2019, orientamos que busque a ajuda de uma advogada especialista no direito da previdência para solicitar a revisão da vida toda do seu benefício!

A revisão da vida toda apenas poderá ser solicitada por via judicial, então, contar com uma advogada especialista na área irá aumentar e muito as suas chances de obter uma revisão justa do seu benefício.

Até a próxima!

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vicente-de-carvalho-recebe-projeto-cidadania-itinerante-com-servicos-gratuitos-a-populacao

Prefeitura de Guarujá

Vicente de Carvalho recebe Projeto Cidadania Itinerante com serviços gratuitos à população

Atendimento será realizado na segunda (3) e terça-feira (4), das 9 às 17 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho Guarujá vai receber o Projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado. A ação acontece na próxima segunda (3) e terça-feira (4), das 9 às 17 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio […]

today29 de março de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%