G1 Santos

Aposentados e pensionistas podem pedir desconto no IPTU de Santos; veja o que fazer

today16 de fevereiro de 2024 3

Fundo
share close

Medida vale apenas para quem ainda nunca solicitou o benefício no município. Prazo para adesão vai até 31 de julho.


Aposentados e pensionistas podem pedir desconto de IPTU de Santos — Foto: Arquivo/Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos



O prazo para aposentados e pensionistas pedirem o desconto de 50% no valor do IPTU e na Taxa de Remoção de Lixo Domiciliar em Santos, no litoral de São Paulo, começa na segunda-feira (19). O desconto é válido para 2025. O prazo para adesão vai até 31 de julho.

Segundo a Prefeitura de Santos, a medida vale apenas para quem ainda nunca solicitou o benefício no município. Quem já possui o abatimento no imposto não precisa fazer o recadastramento. Atualmente 5.600 santistas já possuem o desconto.

O benefício deve ser solicitado pelo próprio contribuinte no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro), mediante agendamento pelo site do Poupatempo. É preciso levar cópias de documentos pessoais, comprovação de renda familiar e do imóvel (veja a relação abaixo).

De acordo com a legislação vigente, para ter direito ao benefício, o munícipe precisa ser aposentado ou pensionista, ter renda de até seis salários mínimos (hoje R$ 8.472) e possuir apenas um único imóvel e residir nele. Segundo a prefeitura, a renda de toda a composição familiar é avaliada, por isso é preciso levar os comprovantes de renda de todos os membros da família.

Além disso, é necessário estar em dia com o pagamento de impostos municipais, acrescenta o secretário. Todos os processos são analisados pela área de auditoria fiscal da Prefeitura.

Confira a lista dos documentos:

  • Último comprovante de rendimento mensal e o do cônjuge ou companheiro, se houver
  • Caso o cônjuge ou companheiro, se houver, não receba benefício previdenciário, deverá apresentar Declaração de Benefícios emitida pelo INSS
  • Última declaração do Imposto de Renda, junto com o protocolo de entrega (bem como o do cônjuge, se houver)
  • Título de propriedade do imóvel
  • Conta de luz emitida há menos de dois meses
  • CPF, RG ou CNH (também do cônjuge ou companheiro, se houver)
  • Certidão de casamento ou o respectivo formal de partilha ou escritura pública correspondente
  • Certidão de óbito (se o pedido for feito pelo pensionista, com o respectivo formal de partilha ou escritura pública correspondente)
  • Carnê do IPTU do último exercício
  • Outros documentos que possam ser solicitados durante a análise do processo para a obtenção da isenção




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-8.000-cristaos-podem-ter-sido-mortos-na-nigeria-em-2023

Gospel Prime

Mais de 8.000 cristãos podem ter sido mortos na Nigéria em 2023

A violência contra cristãos na Nigéria atingiu níveis alarmantes em 2023, resultando na alegada morte de mais de 8.000 fiéis, de acordo com um relatório divulgado pela Sociedade Internacional para as Liberdades Civis e o Estado de Direito (Intersociety). A organização, liderada pela criminologista cristã Emeka Umeagbalasi, compilou dados estatísticos baseados em relatórios de mídia, fontes governamentais e organizações de direitos humanos. Os cristãos foram mortos em ataques de grupos […]

today16 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%