G1 Mundo

Aquário gigante estoura em Berlim, e 1.500 peixes morrem

today16 de dezembro de 2022 74

Fundo
share close

O aquário, chamado AquaDom, comportava cerca de um milhão de litros de água e ficava dentro de um hotel na avenida Bundesstrabe, no bairro de Mitte, um dos mais movimentados do centro da capital alemã. Com o incidente, cujas causas ainda não foram apontadas, parte dos 1.500 peixes que viviam no tanque se espalhou pelo lobby do hotel e alcançou a rua.

Duas pessoas ficaram feridas sem gravidade pelos estilhaços do vidro, segundo a polícia de Berlim. Todos os peixes morreram, de acordo com a administradora da atração.

Um hóspede do hotel disse que o estouro ‘parecia um terremoto’



Dentro do mesmo complexo onde fica o aquário há também um museu, além de lojas e restaurantes, que não foram afetados, segundo a polícia.

Bombeiros que fizeram buscas no local disseram que não há vítimas – o incidente aconteceu por volta das 05h40 no horário local (01h40 no horário de Brasília), quando a atração estava fechada para visitação.

As ruas no entorno ficaram parcialmente alagadas e chegaram a ser interditadas. A avenida que liga a Alexanderplatz ao Portão de Brandeburgo – dois dos principais pontos turísticos da cidade, foi fechada de manhã mas reaberta horas depois.

Galeria ao lado de hotel fica inundada após aquário estourar em Berlim

Galeria ao lado de hotel fica inundada após aquário estourar em Berlim

O aquário AquaDom fotografado em Berlim em junho de 2022 — Foto: Annette Riedl/dpa via AP

Veja como era o aquário em Berlim antes dele estourar

Veja como era o aquário em Berlim antes dele estourar

A principal atração do aquário era um elevador de vidro que transportava turistas para dentro do tanque, por cerca de 14 metros, para observação dos peixes.

No momento do incidente, o local estava fechado. A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, afirmou que o local já costuma ficar cheio de turistas e pessoas circulando pela avenida em frente apenas uma hora após o horário em que o tanque estourou.

“Se isso tivesse acontecido apenas uma hora depois, então provavelmente teríamos que reportar um número terrível de perdas humanas”, disse a prefeita à rede alemã de TV RBB.

Ilustração mostra estrutura do aquário que estourou em Berlim — Foto: arte g1

Os 350 hóspedes do hotel que ficam ao lado do aquário foram desalojados do local e levados a ônibus que serviram de abrigo temporário por conta da baixa temperatura registrada nesta sexta na capital alemã – no momento do incidente, fazia -7ºC no centro da cidade, segundo serviços de meteorologia.

“Parecia um terremoto”, disse à agência Reuters Naz Masraff, que estava hospedado em um dos quartos. Outros hóspedes também relataram um cenário de caos após o aquário se romper.

“Foi um caos. O aquário inteiro explodiu, e o que sobrou é devastação total. Vimos muitos peixes mortos e destroços no chão”, contou a visitante Sandra Weeser à Reuters.

Destroços em avenida de Berlim após aquário gigante estourar na capital alemã, em 16 de dezembro de 2022. — Foto: Michele Tantussi/ Reuters

Mapa mostra região em que ficava aquário cujo vidro estourou no centro de Berlim, na Alemanha, em 16 de dezembro de 2022. — Foto: Arte/ g1

Após 15 anos de funcionamento, o aquário passou por uma grande reformulação em 2019, segundo a administração da atração. Na reestruturação, todos os peixes foram retirados do tanque, e a estrutura foi fortalecida e toda a água foi trocada.

A empresa que administra o tanque ainda não havia se manifestado até a última atualização desta notícia.

Imagem de 2020 mostra vista de um dos quartos do hotel onde ficava o Aquadom — Foto: Radisson/Divulgação




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

harvard-nomeia-primeira-mulher-negra-para-ocupar-a-presidencia

G1 Mundo

Harvard nomeia primeira mulher negra para ocupar a presidência

Claudine Gay assumirá o cargo em julho de 2023 e é a primeira pessoa negra a ocupar o cargo. Claudine Gay é a segunda mulher a ocupar o cargo. — Foto: Divulgação/Harvard A Universidade de Harvard nomeou nesta quinta-feira (15) Claudine Gay, reitora da faculdade de Artes e Ciências, como sua 30ª presidente, tornando-a a primeira pessoa negra e a segunda mulher a ocupar o cargo. Ela, que ingressou em […]

today16 de dezembro de 2022 51

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%