G1 Mundo

Ariel Palácios: Kissinger foi um gênio da diplomacia mundial

today30 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

Ariel Palácios falou sobre a trajetória do diplomata americano: “Kissinger era um gênio da diplomacia mundial. E quando eu digo gênio, isso não quer dizer boa pessoa ou má pessoa, é como falar sobre Maquiavel. Eu me refiro a capacidade de manobras diplomáticas que deixariam Game of Thrones no chinelo, políticas que colaboraram por um lado para reduzir as chances de uma terceira guerra mundial. Mas para conseguir poder para os Estados Unidos, armou uma saraivada de golpes militares na América do sul, entre eles, ou do Chile, em 1973, e vários outros golpes na Ásia”, destaca Ariel.

Ariel Palácios: Kissinger foi um gênio da diplomacia mundial — Foto: Reprodução/TV Globo



Ariel ressalta também as críticas contra Kissinger:

“Na esquerda latino-americana e na direita nacionalista do Oriente médio sua imagem é de um criminoso de guerra, como um genocida. Ele prolongou o conflito no Vietnã e Camboja, mas devido à assinatura do cessar-fogo com o Vietnã do norte, obteve aquele polémico Nobel da Paz em 1973 foi uma das premiações mais controversas da história dos Nobel na China”, afirma.

“No entanto, ele foi muito reverenciado, especialmente nos últimos tempos, por ter feito a aproximação inesperada entre Washington e Pequim, levando o presidente republicano Nixon para a China de de Mao Tsé-tung, que era o colosso comunista do Oriente. Muitos americanos ficaram horrorizados naquela época. Fazer as pazes com os comunas, com os vermelhos? Bom, mas o pragmático Kissinger considerava que isso era necessário para reduzir as tensões mundiais”, completa.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-e-luis-caputo,-futuro-ministro-da-economia-da-argentina-escolhido-por-javier-milei

G1 Mundo

Quem é Luis Caputo, futuro ministro da Economia da Argentina escolhido por Javier Milei

No Jornal da Globo, Ariel Palácios comentou sobre a indicação de Milei: “O nome de Caputo foi necessário para acalmar os mercados, já que ele representa uma barreira aos planos mirabolantes de Milei de acabar com o Banco Central. Caputo tampouco concorda com a ideia de Milei de acabar com o peso e substituí-lo pelo dólar", analisa. Caputo é primo-irmão de Nicolás Caputo, um empreiteiro que é um dos melhores […]

today30 de novembro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%