Gospel Prime

Arqueólogos israelenses descobrem mais longo aqueduto da era do Segundo Templo

today1 de setembro de 2023 2

Fundo
share close

Na segunda-feira (28), a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou que arqueólogos descobriram uma extensa porção de um antigo aqueduto em Jerusalém, medindo 328 jardas. A seção foi aclamada como a mais longa já encontrada, parte do que é conhecido como o Aqueduto Superior, e foi descoberta durante escavações antes da construção de uma escola no bairro de Givat Hamatos.

Construído durante a era do Segundo Templo (516 a.C. – 70 d.C.), o sistema de aqueduto era usado para transportar água de fontes naturais próximas a Belém, cerca de 21 quilômetros de distância, para a capital em Jerusalém.

De acordo com i24 News, seus dois canais principais estavam em operação na época, sendo que um despejava água na área residencial da chamada “Cidade Alta”, que fica na atual Cidade Velha, nos bairros judeus e armênios, enquanto o segundo direcionava água para o Monte do Templo.

Após a queda de Jerusalém em 70 d.C., os romanos não apenas continuaram a usar essa infraestrutura, mas também realizaram reformas, incluindo melhorias estruturais no aqueduto. Moedas que remontam à época romana foram encontradas na argamassa usada nessas reformas, incluindo uma que celebra a revolta judaica contra o domínio do Império.

Segundo os arqueólogos Ofer Sion e Rotem Cohen, essas moedas podem ter sido inseridas como talismãs para “trazer boa sorte”. O novo segmento descoberto está dividido em três partes distintas, duas construídas durante o período do Segundo Templo e uma pelos romanos.



Além disso, os pesquisadores destacaram a qualidade excepcional da construção, com algumas seções chegando a cerca de 3 metros de altura. Eles esperam que essa descoberta ofereça pistas para entender melhor quando e como o aqueduto foi construído, se foi durante a época dos Hasmoneus ou sob o reinado do Rei Herodes.

Por fim, o diretor da IAA, Eli Escusido, enfatizou que essas descobertas revelam muito sobre a complexa história de Jerusalém. Esforços estão em andamento para conservar este importante sítio arqueológico e torná-lo acessível ao público em geral no futuro




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘setembro-verde’-tera-caminhada,-acoes-culturais-e-servicos-de-saude-em-santos;-veja-a-programacao

G1 Santos

‘Setembro Verde’ terá caminhada, ações culturais e serviços de saúde em Santos; veja a programação

Campanha visa à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e o esclarecimento de dúvidas da população. Setembro Verde: ação conscientiza sobre a importância da doação de órgãos em Santos — Foto: Reprodução/TV Globo A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, inicia nesta sexta-feira (1), a campanha Setembro Verde, que visa à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e o esclarecimento […]

today1 de setembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%