G1 Santos

Artista brasileiro larga o emprego, se dedica à arte e é convidado para pintar murais pelo mundo; VÍDEO

today20 de junho de 2023 4

Fundo
share close

Afonso de Oliveira, de 30 anos, é de Santos, no litoral de São Paulo, e decidiu sair do trabalho em uma agência de viagens para viver do muralismo, que é a pintura feita sobre paredes.



Vídeo mostra primeiro trabalho internacional do artista visual de Santos (SP)

Vídeo mostra primeiro trabalho internacional do artista visual de Santos (SP)

Um artista visual de Santos, no litoral de São Paulo, decidiu largar o emprego em uma agência de viagens para se dedicar ao muralismo – pintura feita em paredes. O empenho e o talento de Afonso de Oliveira, de 30 anos, fez com que ele fosse convidado a levar a arte para os muros de cidades em Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Alemanha. (Veja o vídeo do primeiro trabalho internacional do artista acima).

Ao g1, Afonso contou que sempre foi uma pessoa que gostou de arte, porém, a vida adulta o distanciou dessa paixão. Durante a pandemia, sem poder trabalhar, decidiu aprender a pintar e logo foi chamado para participar de um projeto.

“Na época, eu não iria conseguir conciliar [a arte] com meu emprego. Dali em diante resolvi rasgar a minha carteira de trabalho e me jogar de vez na arte […]. Meu objetivo era fazer aquilo dar certo e tem dado. Não à toa a Câmara do Interior de Portugal me convidou para pintar”, afirmou.

Afonso de Oliveira, de 30 anos, é de Santos, no litoral de São Paulo, e decidiu sair para viver do muralismo — Foto: Arquivo pessoal

Afonso disse que já planejava fazer uma rápida viagem pela Europa, quando foi convidado para pintar um mural em homenagem a cultura local do Norte de Portugal. No país, novas oportunidades surgiram e o convite se estendeu para outras cidades do exterior.

Ele é de Santos (SP) e decidiu sair do emprego para se dedicar à arte

Foi uma honra e uma responsabilidade gigantesca, como brasileiro, ser convidado para representar algo tão peculiar e que à princípio eu não conhecia. Acabou que eu transformei uma viagem de um mês em três“, lembrou Afonso.

De acordo com o artista, uma equipe é contratada para ajudá-lo a fazer os enormes murais no Brasil. No exterior, Afonso tem feito tudo sozinho. Para ele, a maior recompensa é o impacto que o trabalho causa em pessoas de diferentes idades e culturas.

“Quando eu terminava [o mural], me afastava e ficava olhando de longe. Mesmo sem estar ali, pintando, as pessoas paravam, observavam, interagiam e tiravam foto. Essa força de comunicar, despertar algum sentimento e gerar um impacto positivo através do trabalho, sem precisar nem abrir a boca, é impagável”, finalizou.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ha-5-anos,-associacao-disse-que-submarino-passaria-por-catastrofe,-mas-diretor-da-empresa-nao-mudou-os-planos,-diz-jornal

G1 Mundo

Há 5 anos, associação disse que submarino passaria por catástrofe, mas diretor da empresa não mudou os planos, diz jornal

Em 2018, a Sociedade de Tecnologia Marinha, uma associação de empresas, escreveu uma carta ao diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, em que se afirmava que o desenvolvimento e o marketing do submarino turístico Titan eram preocupantes. Segundo o "New York Times", que publicou a reportagem sobre a Sociedade de Tecnologia Marinha, mais de 30 pessoas, incluindo oceanógrafos, executivos de empresas de embarcações submersíveis e exploradores de águas profundas, assinaram a […]

today20 de junho de 2023 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%