G1 Santos

Artista cria projeto para levar mais cor e arte para os morros de Santos, SP

today14 de outubro de 2022 24

Fundo
share close

“É mais legal você atingir lugares que não existe arte. Onde todo mundo está eu não quero. Eu quero estar onde não tem ninguém e fazer o novo acontecer”, disse o Erico Bomfim, de 38 anos. Ele é o idealizador do projeto Morro de Arte que, com o apoio da Secretária de Cultura de Santos, no litoral de São Paulo, vem espalhando arte pelos Morros da Penha, Pacheco e José Menino.

Ao g1, Bomfim contou que a ideia surgiu após passar um tempo a trabalho no Rio de Janeiro e perceber que lá os morros eram valorizados e esbanjavam arte. “Eu vim com essa inspiração. Os morros são pintados, bonitos, tem uma coisa artística e funciona. Aqui, os morros de Santos só tem droga e tiro, só isso que você vê”, lamentou.

Após alguns anos com essa ideia, o artista decidiu escrever um edital, que foi apresentado em 2021, e começou a ser executado neste ano. Bomfim chamou os artistas Leonardo Leite, Gabi Mirandas e Hugo Leal para se juntar a ele na missão de levar arte para os morros da cidade.

Apesar de ter elaborado o Morro de Arte, ele diz que deixou todos os artistas livres para realizarem suas próprias criações, de acordo com a linguagem artística de cada um. Para ele, a maior inspiração foi a própria comunidade e os momentos que está vivenciando durante o projeto.

Projeto Morro de Arte está sendo realizado nos Morros da Penha, Pacheco e José Menino, em Santos, SP — Foto: Rosana Anjos



De acordo com Bomfim, o objetivo é mostrar que a comunidade não é apenas um lugar violento e de pessoas excluídas, mas um lugar onde podem encontrar entretenimento. Além disso, ele busca deixar o espaço mais bonito e encontrar novos artistas.

“A comunidade é carente. Então, como artista, você acaba atingindo mais. É uma troca sincera, não é interesseira. ‘Ah, eu quero a arte para decorar o lugar para pessoa tirar selfie’, eles realmente se sentem felizes com aquilo. A arte acaba fazendo o papel que ela tem que fazer na comunidade, de agente transformador”, afirmou.

Um muro no Morro da Penha está com o nome de todas as crianças da comunidade — Foto: Rosana Anjos

Entre muitos momentos marcantes durante o Morro de Arte, Bomfim frisou duas situações que o marcaram. Segundo o artista, no Morro da Penha havia muitas crianças que quiseram participar. Então, ele decidiu ensinar. Há diversas casas pintadas por elas e com o nome de todas as crianças da comunidade.

“É aquela coisa do pertencimento. Essa praça é minha, é da minha comunidade, e o meu nome vai estar aí. Mas, o nome dele está ali, não no formato de pichação, está em formato de arte. Eu olhava e pensava: ‘Nossa, eu ensinei algo para eles’, isso é uma coisa que fica e marca muito”.

Já no Morro do José Menino, quando Bomfim chegou para pintar, a própria comunidade se mobilizou rapidamente. O artista contou que chegou no dia seguinte para continuar e as pessoas estavam pintando as próprias casas. “Eles entenderam o projeto”, finalizou.

Confira fotos do projeto abaixo:

Projeto levou arte para alguns morros de Santos, SP — Foto: Rosana Anjos

Objetivo de Erico Bomfim, de 38 anos, é mostrar que a comunidade não é apenas um lugar violento — Foto: Rosana Anjos

Erico Bomfim, Leonardo Leite, Gabi Mirandas e Hugo Leal se juntaram para espalhar arte pelos morros de Santos, SP — Foto: Rosana Anjos

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praia-de-pernambuco-sera-palco-do-1o-equilibriza-surf-grommets-neste-sabado

Prefeitura de Guarujá

Praia de Pernambuco será palco do 1º Equilibriza Surf Grommets neste sábado

Evento infantil deve revelar novos talentos para o surf nacional e internacional A Praia de Pernambuco receberá neste sábado (15), o 1º Equilibriza Surf Grommets. O evento de surf infantil está sendo organizado pelo surfista Victor Mylek e integrantes do Equilibriza Hostel Park, e conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel). A primeira bateria inicia às 7 horas. De acordo […]

today14 de outubro de 2022 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%