G1 Santos

Artista nascido em vila de pescadores no litoral de SP estreia peça sobre Lima Barreto

today11 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

Um artista de 38 anos, natural de Guarujá, no litoral de São Paulo, estreia uma peça solo sobre o autor Lima Barreto no Sesc Pinheiros, na noite desta quinta-feira (11) — as apresentações vão até 9 de fevereiro. ‘A Solidão do Feio’ é estrelada e dirigida por Santiago Kuanza, que foi criado em uma colônia de pescadores na Praia do Perequê e se formou na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP).

Ao g1, Santiago contou que o autor é uma inspiração para ele há bastante tempo. Ele acredita que a literatura criada por Barreto se aprofunda sobre problemas que se avolumaram no século XX, no Rio de Janeiro, pela ausência de políticas inclusivas para a população dos africanos e seus descendentes pós escravidão.

“O Lima Barreto me interessa muito enquanto um autor negro, que por muito tempo na história do Brasil não era lido como um autor negro, passava por um processo de embranquecimento”.



Ele considera que o escritor pré-modernista tinha como missão olhar o reflexo da escravidão da sociedade brasileira que se erguia sobre o ‘escudo’ da República.

Santiago considera que Barreto é classificado, muitas vezes, como um autor que enfrentou um questões psiquiátricas e tinha vícios em bebida. A montagem teatral tem como prerrogativa desenhar a sensibilidade, intimidade, medos e sonhos de futuro do autor, envolta pelo recorte da militância.

O projeto será apresentado inicialmente na capital paulista, mas o artista quer fazê-lo circular, inclusive, no litoral. Com exceção de Santos, ele acredita que as cidades da região sejam negligenciadas em relação à cultura.

Peça estreia nesta quinta-feira (11) em São Paulo — Foto: Pedro Jackson

O autor o acompanhou durante a trajetória acadêmica e, hoje, é alvo de um de seus trabalhos. Além da formação na USP, Santiago também é graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP).

“A Solidão do Feio” estreia no Sesc Pinheiros, em São Paulo, às 20h. A temporada vai até o dia 9 de fevereiro, de quinta a sábado, sempre no mesmo horário. No dia 25 de janeiro, não haverá sessão, e no dia 9 a sessão será às 19h.

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1881 no Rio de Janeiro e morreu 1 de novembro de 1922. O jornalista e escritor brasileiro publicou romances, sátiras, contos, crônicas e periódicos no início do século XX. Um de seus livros mais comuns é “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, publicado em 1915 e consagrado como um dos maiores clássicos da literatura.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-divulga-homologacao-de-concurso-publico-nesta-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

Guarujá divulga homologação de concurso público nesta sexta-feira

Será publicada, também, convocação dos candidatos habilitados para os cargos de condutor de veículos e operador de máquinas pesadas, para a realização das provas práticas A Prefeitura de Guarujá publica, na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial do Município, a homologação do Concurso Público (edital 001/2023), referente ao preenchimento de 176 vagas e outras 3.431 disponibilizadas por cadastro de reserva, para 44 cargos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão Administrativa […]

today11 de janeiro de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%