G1 Santos

Árvore cresce no topo de poste e chama atenção no litoral de SP; biólogo explica

today4 de março de 2024 3

Fundo
share close

O poste, que também é metade árvore, fica entre a Rua Avanhandava e a Avenida Suarão, no bairro Suarão. Ao g1, a Prefeitura de Itanhaém explicou que a Defesa Civil fez uma avaliação preliminar e o local não apresenta qualquer risco em decorrência da árvore.

“A possível remoção deverá ser realizada pela empresa concessionária dos serviços de energia”, disse o órgão, em nota.

Já a Elektro, responsável pelo fornecimento de energia, informou que a situação não apresenta risco nem para a estrutura do poste, nem para a distribuição de energia aos clientes do bairro. “Uma equipe irá ao local para avaliar, junto a defesa civil, a remoção da vegetação citada”.



Ao g1, o biólogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sidney Fernandes, disse que os responsáveis pela plantação da árvore podem ter sido os animais.

“Muito provavelmente, essas sementes tenham sido dispersadas no poste por fezes de animais, porque as sementes passam pelo trato digestório das aves e não são digeridas pelo suco gástrico. E aí elas saem nas fezes”, afirmou Sidney.

De acordo com ele, aves são grandes polinizadoras e dispersoras de plantas, pois defecam em diversos lugares. “As fezes acabam sendo matéria orgânica para o crescimento dessas sementes [que não foram digeridas no estômago]”.

E acrescentou: “Elas não precisam crescer necessariamente no solo, elas acabam crescendo nas fezes desses passarinhos, porque nas fezes tem muito nitrogênio e fósforo, que são nutrientes que as plantas necessitam”, explicou, que também citou o potássio, com os três principais macronutrientes que as plantas necessitam.

Sidney Fernandes explicou que o caso registrado em Itanhaém é algo incomum. “Não é comum, mas os animais sobrevoam e pousam em postes”, relatou, citando, inclusive, árvores que crescem em telhados de casas.

“Junto às fezes desses passarinhos estavam sementes que não foram digeridas e aí começou a germinar. Chove, faz sol, ou seja, iluminação e umidade é uma das coisas que a planta necessita para germinar”, relatou.

Sidney acredita que a árvore no topo do poste de Itanhaém provavelmente é da espécie ‘erva de passarinho’ ou ‘ficus’. No entanto, ele tem uma aposta. “Pela imagem, me parece uma erva de passarinho”, destacou.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suspeitos-de-balearem-mae-e-filha-durante-execucao-de-homem-em-frente-a-creche-em-sc-sao-presos-em-sp

G1 Santos

Suspeitos de balearem mãe e filha durante execução de homem em frente à creche em SC são presos em SP

A primeira prisão, segundo a Polícia Civil, ocorreu na BR-116 em Registro (SP), a cerca de 423 km de Indaial, por volta das 14h10. Mais tarde, outros dois suspeitos foram detidos em Itapecerica da Serra (SP), segundo o delegado Filipe Martins. Os suspeitos foram localizados pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal após troca de informações entre órgãos de segurança de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O assassinato ocorreu […]

today4 de março de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%