O texto pede que o Conselho de Segurança da ONU aprove que a Palestina se torne o 194º membro das Nações Unidas.
A resolução foi aprovada por 143 votos a favor, nove contra e 25 abstenções. O Brasil votou a favor da resolução. Argentina, Israel, Estados Unidos, República Tcheca, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau, Papua-Nova Guiné deram votos contrários à medida.
Caso o Conselho de Segurança concorde com o pedido, a Palestina entraria na ONU como um “Estado observador”, sem direito a voto.
Ainda assim, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse que a medida é um grande passo para o reconhecimento da Palestina como um membro pleno da ONU.
Já Israel criticou a aprovação, que chamou de um “prêmio para o Hamas“.
Discordante da aprovação da resolução, o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, triturou uma versão de bolso da Carta da ONU no púlpito da assembleia.
Embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, triturou uma versão de bolso da Carta da ONU no púlpito da Assembleia Geral em 10 de maio de 2024. — Foto: Reprodução/redes sociais
Nesta sexta, ao explicar o voto contrário dos Estados Unidos, o embaixador dos EUA na ONU, Robert Wood, disse que os EUA seguem favoráveis à criação de um estado palestino — algo que o presidente do país, Joe Biden, tem defendido constantemente.
“Temos deixado muito claro que o apoiamos e procuramos avançá-lo de forma significativa. Em vez disso, é um reconhecimento de que a criação de um Estado resultará de um processo que envolve negociações diretas entre as partes”, declarou.
No entanto, Wood alegou ter votado contra porque a candidatura da Palestina ainda tem de ser negociada de uma melhor forma.
A resolução aprovada nesta sexta determina que a Palestina está qualificado para adesão como membro e recomenda que o Conselho de Segurança da ONU seja favorável a essa inclusão.
Também determina “direitos e privilégios em pé de igualdade com os Estados-membros”.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)