G1 Santos

Assinatura de ordem de serviço garante o início da 1º fase das obras do Aeroporto de Guarujá, SP

today27 de fevereiro de 2024 5

Fundo
share close

A Portaria de Zoneamento Civil-Militar, que autoriza o início da primeira fase foi assinada durante reunião realizada na última quinta-feira (22), em Brasília. O encontro reuniu representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Prefeitura de Guarujá, Comando da Aeronáutica (Comaer) e da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

A publicação da portaria é necessária em razão da Base Aérea ser uma área militar, determinando as diretrizes do zoneamento do local. Nesta terça-feira, as autoridades se reuniram para assinatura da ordem de serviço.

“Hoje é dia de festejar, de comemorar, de agradecer a Deus por esse primeiro passo. Tenho certeza, uma conquista que será não apenas de Guarujá, mas de toda a Baixada Santista e do Brasil”, disse Valter Suman, prefeito de Guarujá, em coletiva de imprensa no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.



A Terracom Construções LTDA ganhou a licitação para a execução da primeira fase das obras, que deve começar em março e ser concluída em seis meses. A princípio, os aviões que poderão decolar e pousar no local são menores (jatinhos e turboélices). Alguns dos destinos principais serão Brasília e Belo Horizonte.

Investimento e cronograma

Prefeito Válter Suman e secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, formalizaram assinatura da ordem de serviço para o início das obras — Foto: Marcela Pierotti/TV Tribuna

A primeira fase das obras está dividida em quatro etapas: serviços preliminares, gerenciamento de canteiro de obras, execução das obras e serviços finais. O investimento de R$ 19 milhões parte completamente do Governo Federal.

De acordo com o cronograma de serviços, apresentado nesta terça-feira, em um primeiro momento a empresa trabalha no projeto executivo.

Já a partir do segundo mês, será feita a revitalização do piso, pintura com sinalização e obras de drenagem, além do cercamento da pista para evitar a entrada de pessoas não autorizadas e animais. Outros serviços incluem obras de pavimentação, instalação de cercas e portões e revestimento em grama.

“Tenho certeza que o aeroporto é uma das cerejas do bolo de grandes coisas que estão por vir para a nossa cidade. Hoje, o município é um agente facilitador importantíssimo na questão da ocupação e ampliação portuária, fundamental para a expansão do nosso Porto”, disse o prefeito.

Após a conclusão da primeira fase, começará a implantação do terminal de passageiros. Uma nova licitação para empresas interessadas será aberta, de forma paralela à realização dos serviços da primeira fase.

Ainda de acordo com a prefeitura, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, participará de uma vistoria técnica na Base Aérea, onde os trabalhos serão desenvolvidos. A data ainda será definida entre o Ministério e a Prefeitura.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tartaruga-de-40-quilos-e-ameacada-de-extincao-e-encontrada-em-praia-grande;-video

G1 Santos

Tartaruga de 40 quilos e ameaçada de extinção é encontrada em Praia Grande; VÍDEO

Uma tartaruga-oliva foi encontrada morta na praia do Caiçara, em Praia Grande, na tarde do último sábado (24). A espécie está entre as ameaçadas de extinção, na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Imagens obtidas pelo g1, nesta terça-feira (27), mostram o animal na faixa de areia da praia. O Instituto Biopesca foi acionado por volta das 16h, no último sábado (24), para atender uma […]

today27 de fevereiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%