A Portaria de Zoneamento Civil-Militar, que autoriza o início da primeira fase foi assinada durante reunião realizada na última quinta-feira (22), em Brasília. O encontro reuniu representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Prefeitura de Guarujá, Comando da Aeronáutica (Comaer) e da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).
A publicação da portaria é necessária em razão da Base Aérea ser uma área militar, determinando as diretrizes do zoneamento do local. Nesta terça-feira, as autoridades se reuniram para assinatura da ordem de serviço.
“Hoje é dia de festejar, de comemorar, de agradecer a Deus por esse primeiro passo. Tenho certeza, uma conquista que será não apenas de Guarujá, mas de toda a Baixada Santista e do Brasil”, disse Valter Suman, prefeito de Guarujá, em coletiva de imprensa no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.
A Terracom Construções LTDA ganhou a licitação para a execução da primeira fase das obras, que deve começar em março e ser concluída em seis meses. A princípio, os aviões que poderão decolar e pousar no local são menores (jatinhos e turboélices). Alguns dos destinos principais serão Brasília e Belo Horizonte.
Investimento e cronograma
Prefeito Válter Suman e secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, formalizaram assinatura da ordem de serviço para o início das obras — Foto: Marcela Pierotti/TV Tribuna
A primeira fase das obras está dividida em quatro etapas: serviços preliminares, gerenciamento de canteiro de obras, execução das obras e serviços finais. O investimento de R$ 19 milhões parte completamente do Governo Federal.
De acordo com o cronograma de serviços, apresentado nesta terça-feira, em um primeiro momento a empresa trabalha no projeto executivo.
Já a partir do segundo mês, será feita a revitalização do piso, pintura com sinalização e obras de drenagem, além do cercamento da pista para evitar a entrada de pessoas não autorizadas e animais. Outros serviços incluem obras de pavimentação, instalação de cercas e portões e revestimento em grama.
“Tenho certeza que o aeroporto é uma das cerejas do bolo de grandes coisas que estão por vir para a nossa cidade. Hoje, o município é um agente facilitador importantíssimo na questão da ocupação e ampliação portuária, fundamental para a expansão do nosso Porto”, disse o prefeito.
Após a conclusão da primeira fase, começará a implantação do terminal de passageiros. Uma nova licitação para empresas interessadas será aberta, de forma paralela à realização dos serviços da primeira fase.
Ainda de acordo com a prefeitura, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, participará de uma vistoria técnica na Base Aérea, onde os trabalhos serão desenvolvidos. A data ainda será definida entre o Ministério e a Prefeitura.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)