G1 Santos

Tartaruga de 40 quilos e ameaçada de extinção é encontrada em Praia Grande; VÍDEO

today27 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

Uma tartaruga-oliva foi encontrada morta na praia do Caiçara, em Praia Grande, na tarde do último sábado (24). A espécie está entre as ameaçadas de extinção, na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Imagens obtidas pelo g1, nesta terça-feira (27), mostram o animal na faixa de areia da praia.

O Instituto Biopesca foi acionado por volta das 16h, no último sábado (24), para atender uma ocorrência no local. De acordo com a instituição, a tartaruga-oliva tinha 89 cm de comprimento e pesava 40 quilos.

A carcaça do animal foi levada à sede do instituto, mas devido ao estado avançado de decomposição, não foi possível identificar a causa da morte.



De acordo com o biólogo do Aquário de Santos, Alex Ribeiro, a tartaruga-oliva é geralmente encontrada em zonas tropicais. Segundo ele, é uma das menores espécies de tartarugas marinhas e é chamada de oliva pelo fato do casco ser mais esverdeado, se assemelhando a uma azeitona.

Ribeiro entende que, como a espécie fica próximo a áreas costeiras de regiões urbanizadas, o habitat desses animais é afetado. As tartarugas também são vítimas da captura acidental e ingestão de lixo. Tudo isso, segundo ele, contribui para que esteja ameaçada de extinção.

A tartaruga-oliva foi encontrada morta na tarde do último sábado (24). — Foto: Redes sociais

Segundo o Projeto Tamar, todas as espécies de tartarugas marinhas que vivem no Brasil estão ameaçadas de extinção e incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente.

O Projeto Tamar trabalha desde 1980 na recuperação, pesquisa e conservação de tartarugas marinhas.

A tartaruga-oliva está entre as espécies marinhas com risco de extinção. — Foto: Projeto Tamar/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-guaruja-assina-ordem-de-servico e-comecam-obras-do-aeroporto

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura de Guarujá assina ordem de serviço e começam obras do Aeroporto

Prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras assinam autorização parar o início das obras da primeira fase, já licitadas Já está assinada pelo prefeito e pelo secretário municipal de Infraestrutura e Obras, a Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (27), no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Av. Santos Dumont, 800, Santo Antônio), e contou […]

today27 de fevereiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%