G1 Santos

Assistentes sociais tentam localizar família de idoso com esquizofrenia e infestação de larvas, que mora na rua há 15 anos no interior de SP

today16 de outubro de 2022 19

Fundo
share close

Por não ter documentos pessoais, o homem não pode ser internado, mas recebe cuidados paliativos, como atendimento médico, alimentação e higiene.

Zelão mora nas ruas de Apiaí há 15 anos e agentes municipais tentam localizar a família dele — Foto: Divulgação/Creas Apiaí



Um idoso mora há 15 anos nas ruas de Apiaí, no interior de São Paulo. A assistência social do município tenta localizar a família de José Batista Rosa, de 61 anos, que afirma ter nascido em Guarulhos (SP). Em entrevista ao g1, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Débora Ferraz, afirmou que José possui esquizofrenia e tem miiases, uma infestação de larvas de moscas na pele. O idoso recebe diariamente cuidados de agentes municipais.

Segundo Débora, são realizados trabalhos paliativos para cuidar da saúde de José, conhecido no município como Zelão. Ela ressalta que o Creas está há um bom tempo tentando emitir os documentos pessoais dele, para uma possível internação. Porém, ainda não foi possível, por não ter mais informações sobre o morador em situação de rua.

“Nós, como Creas, tentamos fazer uma pesquisa com a digital dele junto com a Polícia Civil, mas não houve êxito. Ele chegou no município há 15 anos e sem documentação, e é exatamente por este motivo que precisamos achar um familiar dele”, explicou.

Coordenadora do Creas acompanha o tratamento médico de Zelão em Apiaí — Foto: Divulgação/Creas Apiaí

Débora contou que Zelão já comentou sobre a família e o passado. O nome dos pais dele seriam Maria Silva Rosa e Antônio Rosa. Ele teria um irmão chamado Antônio Batista Rosa. O idoso também falou sobre Lucélia Batista Rosa, mas não informou se ela seria sua irmã ou filha. Ele contou que morou nos bairros Vila Guilherme e Vila Gustavo, em São Paulo, e que teria trabalhado na Empresa Catarinense e na Escola Montessori, em Guarulhos.

Com bases nestas informações passadas por ele, a equipe do Creas, junto a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil realizam buscas para localizar os familiares do morador em situação de rua.

Há cerca de 15 dias, o idoso, que segundo Débora tem esquizofrenia, também foi diagnosticado com miiases, uma infestação de larvas de moscas na pele. “Ele foi pego com bichinhos na perna. Foi internado e saiu quase que bem, mas tem que ser feita a higiene e a troca de curativo todos os dias”.

“Fazem quatro anos que cuido dele. Antes ninguém cuidava dele, ele era praticamente ‘um nada’. Como no município tem poucos [moradores em situação de rua], eu consigo cuidar deles. Cuidamos dele diariamente com alimentos, higiene e médicos”, disse.

Agentes do Creas e da GCM ajudam nos cuidados paliativos de Zelão, que mora nas ruas de Apiaí — Foto: Divulgação/Creas Apiaí

Débora esclareceu que o Creas e a Guarda Civil Municipal realizam cuidados para diminuir o sofrimento de Zelão e de outras pessoas em situação de rua, porém, segundo ela, alguns moradores dificultam o trabalho dos agentes.

“Ele [o José] tem esquizofrenia, e a população dá bebidas alcoólicas para ele. Isso dificulta meu trabalho. Ele ainda está em situação de rua, pois ele não fica em lugar fechado e sem documentação não é possível encaminhar para internação. Ele morou em uma base da GCM por três meses, mas quebrou tudo, pois é violento”, desabafou a coordenadora.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-suspeito-de-estuprar-os-filhos-gemeos-e-preso-no-interior-de-sp

G1 Santos

Homem suspeito de estuprar os filhos gêmeos é preso no interior de SP

Vítimas possuem 6 anos de idade. Ator do crime já havia sido preso por descumprir a medida protetiva da mãe das crianças, por agredi-la com socos e golpes de faca. Homem de 31 anos acusado de estuprar os filhos gêmeos, de 6 anos, foi preso em Pedro de Toledo (imagem ilustrativa). — Foto: Salman Hossain Saif/Unsplash/Divulgação Um homem de 31 anos foi preso por ser acusado de estuprar os filhos […]

today16 de outubro de 2022 33

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%