G1 Mundo

Atirador de boate gay é sentenciado à prisão perpétua nos EUA

today27 de junho de 2023 6

Fundo
share close

O homem, de 23 anos, admitiu a culpa pelas mortes e por atentar contra a vida de outras 46 pessoas, além de não refutar duas acusações de crime motivado por preconceito.

A sentença, que exclui a possibilidade de liberdade condicional, é fruto de um acordo judicial firmado com promotores estaduais para poupar parentes das vítimas e sobreviventes do atentado de um processo longo e doloroso nos tribunais.

“Você atentou contra um grupo de pessoas por elas simplesmente existirem”, afirmou o juiz Michael McHenry. “Como tantas outras pessoas na nossa cultura, você escolheu encontrar poder naquele dia atrás de um gatilho de uma arma. Suas ações refletem a mais profunda maldade do coração humano, e a maldade quase sempre nasce da ignorância e do medo.”



O condenado cometeu o atentado quase um ano após ser preso por ameaçar os próprios avós, estocar armas e jurar se tornar “o próximo assassino em massa”.

A denúncia acabou sendo arquivada após a mãe e os avós dele se negarem a cooperar com a promotoria e prestar depoimento. Liberado, ele continuou estocando armas mesmo após ter parte de seu arsenal apreendido pelas autoridades.

Em 19 de novembro de 2022, esse homem invadiu uma casa noturna LGBTQIA+ , o Club Q, na cidade de Colorado Springs, e abriu fogo contra o público usando um rifle semiautomático, matando cinco e ferindo outros 25, parando apenas após ser detido por uma pessoa que frequentava a casa.

O atentado, executado na noite em que o clube festejava o Dia Internacional da Memória Transgênero – celebrado oficialmente no dia seguinte, 20 de novembro –, pesou sobre a comunidade LGBTQIA+.

A data é justamente dedicada à lembrança de vidas trans perdidas para a violência transfóbica, e o Club Q tinha a fama de ser um porto seguro.

O episódio se soma a uma longa história de ataques a locais LGBTQIA+ nos EUA, o mais mortal tendo matado 49 pessoas em uma boate em Orlando, Flórida, em 2016.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-aprova-milhares-de-alvaras-de-construcao-na-cisjordania,-e-eua-deixam-de-financiar-pesquisa-israelenses

G1 Mundo

Israel aprova milhares de alvarás de construção na Cisjordânia, e EUA deixam de financiar pesquisa israelenses

A Cisjordânia é uma região que foi ocupada pelos israelenses em 1948, mas os palestinos reivindicam o território como sendo deles. Os Estados Unidos têm pressionado Israel a interromper a expansão dos assentamentos, que o governo americano vê como um obstáculo à paz com os palestinos. Nesta mesma segunda-feira, os EUA anunciaram que vão deixar de financiar pesquisas em universidades israelenses na Cisjordânia (veja mais abaixo). Os planos para a […]

today27 de junho de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%