G1 Mundo

Atirador mata bebê e mais seis em centro religioso na Alemanha; VÍDEO mostra ataque

today11 de março de 2023 14

Fundo
share close

Grávida foi baleada, e bebê morreu, segundo o governo. Ataque ocorreu em centro de Testemunhas de Jeová em Hamburgo, no norte do país, na noite de quinta (9). Atirador se matou.



Vídeo mostra atirador disparando contra centro de testemunhas de jeová na Alemanha

Vídeo mostra atirador disparando contra centro de testemunhas de jeová na Alemanha

O secretário de Interior de Hamburgo afirmou que o criminoso é um cidadão alemão de 35 anos e ex-integrante da religião, sem ficha policial prévia. O governo afirmou que ele tinha autorização para porte de pistola semi-automática desde dezembro de 2022.

As vítimas eram quatro homens, duas mulheres e uma bebê ainda não nascida – ela morreu na barriga da mãe, que sobreviveu.

Sobre a dinâmica do ataque, o governo local afirmou que:

  • O caso ocorreu por volta de 21h no horário local (17h em Brasília) de quinta no distrito de Deelböge, em Hamburgo.
  • Cinquenta pessoas participavam de um culto no momento.
  • Nese horário, um homem se aproxima de uma das janelas do centro e começa a atirar do lado de fora para dentro, segundo mostra um vídeo gravado por um vizinho ao centro (veja vídeo acima).
  • Depois, o atirador entra no edifício e mais tiros podem ser ouvidos.
  • A polícia chega na sequência, seguidos de serviços de emergência e médicos, que atenderam os feridos no local.
  • Policiais ainda ouviram tiros e entraram no prédio. Ao chegar no segundo andar, encontraram mais uma vítima.
  • Moradores da região receberam um alerta no celular sobre o ataque. A mensagem era a seguinte: “Hoje, por volta das 21h, um ou mais criminosos atiraram em pessoas em uma igreja. As seguintes áreas foram afetadas: Deelböge e arredores do distrito (Hamburg Groß Borstel)”.
  • Testemunhas relataram ter ouvido uma sequência de 12 tiros contínuos e, depois, corpos sendo retirados do local em sacos pretos.

Tiroteio em igreja na Alemanha

Tiroteio em igreja na Alemanha

Apesar de não ter ficha criminal, o atirador estava em contato com autoridades de Hamburgo para denunciar um caso de suposta fraude, segundo a Promotoria de Hamburgo, que assumiu a investigação do caso.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, que já foi prefeito de Hamburgo, chamou o caso de “ato cruel de violência”.

O prefeito de Hamburgo, Peter Tschentscher, disse estar investigando as motivações do crime. “Estendo minhas mais profundas condolências às famílias das vítimas. As forças estão trabalhando a toda velocidade para perseguir os perpetradores e esclarecer os antecedentes”, declarou.

Policiais armados se posicionam na porta do centro religioso antes de entrar em busca do atirador, que se matou. — Foto: Jonas Walzberg/dpa via AP

A Alemanha foi abalada por uma série de tiroteios nos últimos anos, principalmente desde 2016, muitos deles realizados pelos chamados “lobos solitários” – pessoas que agem sozinhas em nome de um grupo – e reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-desobriga-o-uso-de-mascaras-nos-servicos-de-saude-e-instituicoes-de-longa-permanencia-de-idosos

Prefeitura de Guarujá

Guarujá desobriga o uso de máscaras nos serviços de saúde e instituições de longa permanência de idosos

O uso de máscaras de proteção facial em locais destinados à prestação de serviços de saúde, públicos e privados, se torna desobrigatório em Guarujá e Vicente de Carvalho. A determinação se aplica também a Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), em razão de sua característica sociossanitária. A medida passa a valer a partir deste sábado (11), após publicação do decreto municipal 15.435/2023, no Diário Oficial da Cidade. A nova […]

today11 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%