G1 Mundo

Ativista é condenado a 28 anos de prisão por insultar rei da Tailândia

today27 de janeiro de 2023 9

Fundo
share close

O tailandês Mongkol Tirakote, de 28 anos, que trabalha como vendedor de roupas na Internet, foi considerado culpado em dois casos sobre ofensas à família real.

Os magistrados reduziram sua pena de 42 para 28 anos depois que ele testemunhou no julgamento, disse seu advogado. O homem vai recorrer da sentença.

A corte também estabeleceu uma fiança de 300 mil bah (cerca de R$ 46 mil) para Tirakote, que será julgado em março, em um terceiro caso por difamação on-line.



Segundo Sunai Phasuk, da ONG Human Rights Watch, esta pena é a segunda mais severa por crime de ofensa à monarquia na Tailândia. Em 2021, uma mulher foi condenada a 43 anos de prisão pelo mesmo motivo.

O artigo 112 do Código Penal tailandês, um dos mais duros do mundo para delitos dessa natureza, prevê penas de três a 15 anos de prisão para todos aqueles que difamarem o rei e sua família.

Uma onda de manifestações começou em julho de 2020 no país para exigir uma reforma da coroa tailandesa, assim como a revogação do artigo 112, usado, segundo seus críticos, para silenciar qualquer oposição à família real.

Segundo a associação Thai Lawyers for Human Rights (TLHR), mais de 200 manifestantes foram condenados pelo crime de ofender o rei desde novembro de 2020.

A Tailândia também tem leis severas para tráfico de drogas; veja abaixo uma reportagem sobre um brasileiro que foi pego ao tentar levar cocaína para o país.

‘Só um milagre’, diz avó de jovem flagrada com cocaína ao desembarcar na Tailândia

‘Só um milagre’, diz avó de jovem flagrada com cocaína ao desembarcar na Tailândia




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-de-daniel-alves-apaga-fotos-com-o-jogador-no-instagram

G1 Mundo

Mulher de Daniel Alves apaga fotos com o jogador no Instagram

Dani Alves está preso há seis dias após denúncia de estupro e agressão sexual contra uma jovem de 23 anos em uma boate de Barcelona. A defesa de Daniel Alves tem até terça (31) para apresentar recurso pedindo que ele responda em liberdade Esposa de Daniel Alves, Joana Sanz — Foto: Reprodução A modelo e empresária espanhola Joana Sanz, mulher de Daniel Alves, apagou todas as fotos mais recentes que […]

today27 de janeiro de 2023 66

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%