G1 Santos

Ator e diretor teatral Tanah Corrêa morre aos 82 anos em Santos, SP

today27 de junho de 2023 2

Fundo
share close

O ator e diretor teatral Athanazildo Corrêa Neto, conhecido como Tanah Corrêa, morreu na madrugada desta terça-feira (27) em Santos, no litoral de São Paulo. Ele tinha 82 anos e estava internado na Santa Casa de Santos desde o último sábado (24).

Nascido em Bauru (SP), ele adotou Santos como cidade do coração. Tanah fez Licenciatura Plena em Educação Artística – Artes Cênicas na Fundação Lusíadas, hoje Unilus, e, inclusive, ganhou o título de cidadão santista na Câmara Municipal em 2005.

Tanah, considerado um dos expoentes da dramaturgia brasileira, trabalhou com teatro amador, profissional, televisão e cinema. Ele atuou em diversas novelas e séries da TV Globo desde 1979, como ‘O Rei do Gado’, ‘Anjo Mau’, ‘Os Trapalhões’ e ainda participou como ator ou diretor de obras do cinema e ministrou diversos cursos.



Além disso, Tanah foi assessor municipal de Cultura de Santos de 1984 a 1985 e, a partir desta data, assumiu como secretário municipal até 1988. Já de 2004 a 2005, foi presidente da Comissão de Restauração Cênica e Inauguração do Teatro Coliseu.

Ele ainda foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CINC), do Ministério da Cultura, secretário geral da Confederação Nacional de Teatro Amador (Confenata) e diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Autores (SBAT). O artista também foi fundador do Teatro Plínio Marcos e do Cine-Arte Lilian Lemertz, ambos em São Paulo.

O diretor teatral deixou a esposa Orleyd Faya e os filhos André, Geórgia, Kenia, Natasha, Ludmila, Geovana, Janaína, Natália, Fernanda e o ator santista Alexandre Borges. Alexandre Borges participou, recentemente, do podcast Baixada em Pauta e falou sobre a relação com o pai.

A Santa Casa de Santos confirmou o falecimento de Tanah, mas disse que não tem autorização para dar maiores detalhes sobre o caso dele. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do artista.

Tanah Corrêa prestigiou o desfile da Brasil que fala sobre a cultura e o teatro em Santos — Foto: Mariane Rossi / G1

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dia-estadual-do-choro-e-comemorado-com-ampla-programacao-em-santos;-confira

G1 Santos

Dia estadual do Choro é comemorado com ampla programação em Santos; confira

Para celebrar o Dia Estadual do Choro, uma ampla programação foi preparada a partir da quarta-feira (28), em Santos, no litoral de São Paulo. A abertura das comemorações será às 20h, no Teatro Guarany, com a apresentação ‘Choro em Orquestra’. A retirada de ingressos será realizada a partir das 19h, na bilheteria do teatro. O espetáculo, dirigido musicalmente por Arizinho 7 Cordas e Caio Forster, contará com a participação de […]

today27 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%