G1 Mundo

Atriz de ‘Game of Thrones’ é detida na Holanda em protesto climático que terminou com 1,5 mil presos

today29 de maio de 2023 3

Fundo
share close

A polícia da Holanda prendeu mais de 1,5 mil pessoas, entre elas a atriz da série “Game of Thrones” Carice van Houten, durante uma ação do movimento ambientalista Extinction Rebellion (XR). O ato na cidade de Haia contra os subsídios do governo às energias fósseis ocorreu no sábado (27).

Os militantes bloquearam durante a tarde a autoestrada A12, no centro da cidade. Esta foi a sétima ação deste tipo organizada pelo grupo no mesmo local.

“No total, 1.579 pessoas foram detidas, das quais 40 serão processadas”, informou a polícia. A atriz Carice van Houten, de 46 anos, que interpretou a sacerdotisa “Melisandre” em “Game of Thrones”, foi liberada e voltou para casa, segundo a agência de notícias holandesa ANP. Não foi informado se ela será processada.



Cerca de 7.000 pessoas participaram da manifestação, segundo um porta-voz do XR. Um dos militantes mordeu o agente que o estava prendendo, segundo as forças de segurança.

Manifestantes são atingidos por jatos d’água da polícia ao fecharem rodovia de Haia, na Holanda, em protesto do grupo Extinction Rebellion (XR) contra subsídios do governo a combustíveis fósseis — Foto: Sem van der Wal / ANP / AFP

A presença de personalidades culturais e de outras esferas é comum nos protestos do XR na Holanda.

“Existe um grande apoio popular a uma verdadeira ação climática, e as pessoas se dão conta de que o governo se opõe ativamente a isto ao subsidiar a indústria das energias fósseis”, explicou Aaron Pereira, 31, porta-voz holandês do XR, movimento que começou em 2018, no Reino Unido, e se estendeu a outros países.

A ação de autoridades contra os movimentos ambientalistas gera polêmica em vários países europeus, entre eles Holanda, Bélgica, França e Alemanha. Um tribunal belga condenou recentemente a polícia de Bruxelas a indenizar 12 militantes do XR por tê-los prendido, algemado e revistado nus.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presidente-da-venezuela,-nicolas-maduro,-sobe-rampa-do-palacio-do-planalto-para-reuniao-com-lula

G1 Mundo

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sobe rampa do Palácio do Planalto para reunião com Lula

A agenda oficial prevê uma primeira reunião restrita entre Lula e Maduro. Na sequência, o encontro será ampliado para outros integrantes da comitiva venezuelana e do governo brasileiro, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Maduro, acompanhados das primeiras-damas, no Palácio do Planalto — Foto: TV Globo/Reprodução Os dois mandatários ainda assinarão atos conjuntos e, na sequência, seguem para almoço no Palácio […]

today29 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%