G1 Mundo

Atriz iraniana de filme ganhador de Oscar é presa pelo governo do país

today17 de dezembro de 2022 22

Fundo
share close

Taraneh Alidoosti é acusada de espalhar mentiras sobre protestos que acontecem no Irã. Ela protagonizou ‘O Apartamento’, que ganhou Oscar de língua estrangeira em 2017.


Atriz Taraneh Alidoosti no filme ‘O apartamento’ — Foto: Divulgação



A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, conhecida por sua atuação no filme “O Apartamento” (2016), foi presa pelo governo do país, afirmou a agência de notícias estatal do Irã, IRNA, neste sábado (17).

De acordo com a agência de notícias Associated Press, ela é acusada de espalhar mentiras sobre os protestos que acontecem em todo o país.

Alidoosti é muito famosa no país e ficou conhecida pelo mundo após estrelar o filme que ganhou o Oscar de língua estrageira em 2017.

Segundo a IRNA, diversas outras celebridades iranianas foram “convocadas pelo Poder Judiciário por publicar conteúdo provocador”. O número de pessoas não foi divulgado.

O governo afirma que Alidoosti foi presa por não fornecer “qualquer documento que prove suas alegações”.

Na publicação, a atriz de 38 anos escreveu: “Seu nome era Mohsen Shekari. Toda organização internacional que está assistindo a este derramamento de sangue não está agindo é uma desgraça à humanidade”.

Shekari foi executado no dia 9 depois de ser acusado por um tribunal iraniano de ter bloqueado uma rua em Teerã e de ter atacado um policial com um facão.

O Irã é cenário de uma onda de protestos desde a morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma curda iraniana de 22 anos que faleceu depois de ser detida pela polícia da moralidade por supostamente desrespeitar o código de vestimenta do país, que obriga as mulheres a usar o véu.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papa-francisco-faz-86-anos-e-comemora-premiando-atos-de-caridade

G1 Mundo

Papa Francisco faz 86 anos e comemora premiando atos de caridade

Um dos homenageados do Prêmio Madre Teresa foi um morador de rua que dá a outros moradores de rua parte das esmolas que recebe. O Papa Francisco recebe um bolo durante a celebração de seu 86º aniversário ao se encontrar com os Seminaristas da Diocese de Roma no Vaticano, em 17 de dezembro de 2022 — Foto: Vatican Media/Divulgação via Reuters O Papa Francisco comemorou seu 86º aniversário neste sábado […]

today17 de dezembro de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%