G1 Santos

Autoridades assinam termo e garantem R$ 15 milhões para obras do Parque Valongo, em Santos

today16 de maio de 2023 7

Fundo
share close

O Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) foi assinado, nesta segunda-feira (15), entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil. O documento garante R$ 15 milhões para a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Segundo a Prefeitura de Santos, o termo vai custear parte das obras previstas no Parque Valongo e que serão realizadas pela COFCO. A previsão é de que as obras já comecem nesta semana.

Haverá a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6. O espaço entre os antigos armazéns será utilizado como a área aberta do projeto. A previsão é de que esta fase do Parque Valongo seja entregue até julho de 2024.



A cerimônia de assinatura contou com a participação do prefeito de Santos, Rogério Santos, do vice-presidente e diretor-gerente da COFCO, Wang Yunchao, do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, do presidente da Comissão dos Portos e Aeroportos da Câmara Federal, o deputado Paulo Alexandre Barbosa e do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, entre outros.

Ainda durante o evento, realizado onde as obras serão realizadas, foi assinada a liberação para a construção de uma passarela no local pela Autoridade Portuária de Santos (APS).

Márcio França participou de cerimônia para assinatura de termo que custeia parte das obras do Parque Valongo — Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

O projeto também contempla o armazém 7, de responsabilidade da APS, que deve ser destinado a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.

A Prefeitura de Santos fará consultas e audiências públicas para que a população e a sociedade civil participem do projeto. A primeira está prevista para o dia 31 de maio, às 19h, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS).

Projeto Parque Valongo vai revitalizar armazéns do Porto de Santos — Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Segundo a prefeitura, o Parque Valongo será uma área de contemplação, de atividades esportivas, de lazer e culturais. Ele ficará em área entre os armazéns 4 e 7, no trecho entre as ruas da Constituição e Riachuelo, no Centro, deve se tornar um espaço de lazer e convivência até 2026.

O projeto do novo parque público, que é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta entre o MP-SP e a SPA, com participação da administração municipal, prevê também que o armazém 4 seja integrado ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais, sob gestão da Prefeitura.

O armazém 7 ficará sob responsabilidade da autoridade portuária, que deve destiná-lo a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades. Já o espaço entre os armazéns 5 e 6, que já não existem mais, será utilizado para a construção da área aberta do projeto.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-morre-apos-corda-se-soltar-e-provocar-queda-do-14o-andar-em-predio-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem morre após corda se soltar e provocar queda do 14º andar em prédio no litoral de SP

Um homem morreu após cair do 14º andar de um prédio em Santos, no litoral de São Paulo, enquanto lavava a fachada da construção na tarde desta terça-feira (16). Ao g1, a prefeitura informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte da vítima no local. O caso aconteceu por volta das 14h, na Avenida Presidente Wilson, em frente à praia, no bairro Pompéia. Conforme informado […]

today16 de maio de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%