Prefeitura de Guarujá

Autoridades debatem projetos estratégicos no Summit Guarujá nesta segunda-feira (26)

today23 de junho de 2023 8

Fundo
share close

Evento, realizado pelo Grupo Tribuna, reunirá o chefe do Executivo guarujaense, o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, entre outras autoridades, para discutir projetos importantes como o aeroporto, túnel submerso e a revisão do plano diretor municipal

Todo o potencial de desenvolvimento de Guarujá é o foco do Summit Guarujá – Olhar para o Futuro, fórum que acontece em Santos nesta segunda-feira (26). Realizado pelo Grupo Tribuna, o evento acontece das 14 às 18 horas, no auditório da sede do veículo de comunicação, na Rua João Pessoa, 350 – Paquetá. O Summit Guarujá acontece na semana em que a Cidade comemora 89 anos de emancipação político-administrativa, celebrados na sexta-feira (30).

O objetivo do evento é falar do futuro da Pérola do Atlântico por meio do debate de projetos estratégicos que colocarão a Cidade como polo gerador de desenvolvimento econômico de toda a Região.  Entre os projetos, estão o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, assim como o túnel submerso que vai ligar a cidade a Santos e a revisão do plano diretor e da lei de uso e ocupação do solo do Município.

A assinatura do edital das obras de infraestrutura da primeira fase do Aeroporto acontece neste dia 30 de junho, às 10h30, como ponto alto da programação de 89 anos de emancipação político-administrativa da Cidade.

O Summit contará com dois painéis. O primeiro tem como tema “Conectividade e Mobilidade”, em que participam o prefeito de Guarujá, além do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; o presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; o Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá.



A seguir é a vez do painel Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação do Solo”. Nesta plenária, participam os secretários municipais de Planejamento e de Infraestrutura e Obras, além do presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarujá, Henrique Cezar Therezo Menin.

Prefeitura destaca avanços e investimentos futuros

Na oportunidade, o Executivo Municipal vai destacar vários avanços conquistados pela Cidade desenvolvidos ao longo dos últimos seis anos, incluindo as principais entre as mais de 380 obras realizadas neste período e as perspectivas de futuro nos mais diversos setores.

O principal é o advento do Aeroporto Civil Metropolitano, na Base Áerea, em Vicente de Carvalho. Grande vetor de desenvolvimento, o Aeroporto vai alavancar ainda mais o potencial do Distrito de Vicente de Carvalho, mas demandará uma série de investimentos em infraestrutura urbana na Cidade, sobretudo no Distrito de Vicente de Carvalho. E para viabilizá-los o Município conta com os apoios dos governos estadual e federal.

Outro destaque é a revisão do Plano Diretor do Município e também da Lei de Uso e Ocupação de Solo. Ambos os textos e seus anexos já estão disponíveis à consulta popular, basta acessar www.guaruja.sp.gov.br/planodiretor2021. O Município finaliza a fase prognóstica das revisões e, a partir de agosto, realizará quatro audiências públicas para debater as propostas. Em seguida, os textos finais serão submetidos ao Legislativo Municipal.

A fase diagnóstica foi concluída em março de 2021, registrando ampla participação popular. A meta foi buscar um marco regulatório que, além de ordenar, trouxesse desenvolvimento com bases sustentáveis para Guarujá, pensando em uma linguagem urbanística moderna e com o cuidado de ter como base outros planos já vigentes.

Os representantes da Prefeitura também vão abordar o aumento expressivo de microempreendedores individuais (MEIs) na Cidade. Guarujá passou de 13 mil no início de 2017 para mais de 32 mil geradas até o momento. Outro tema é a instalação do segundo posto do Sebrae, que funcionará em Vicente de Carvalho, ações que reforçam o potencial econômico do Distrito.

Simultaneamente, estão sendo realizadas, neste momento, 28 obras em diversos pontos de Guarujá e Vicente de Carvalho. Destacam-se intervenções como as obras de contenção no Morro da Barreira do João Guarda, o que evitará novos deslizamentos; Macrodrenagem do Rio Santo Amaro, com a construção de três piscinões controlados por comportas e outras intervenções que beneficiarão mais de 18 mil pessoas; e a recuperação do canal da Avenida Dom Pedro I, na Enseada, local que não recebia melhorias há mais de 50 anos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ecovias-finaliza-estrutura-de-viaduto-que-promete-reduzir-o-transito-no-porto-de-santos

G1 Santos

Ecovias finaliza estrutura de viaduto que promete reduzir o trânsito no Porto de Santos

A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrante (SAI), concluiu mais uma etapa da 2ª fase da remodelação da entrada de Santos. A estrutura, no km 63 da Via Anchieta, foi finalizada e receberá a instalação de pavimento e serviços complementares, como iluminação e sinalização, para a liberação do tráfego. O viaduto promete desafogar o trânsito na zona portuária. A obra foi concluída com uma técnica de engenharia chamada 'Balanço […]

today23 de junho de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%