G1 Santos

Ave ‘enigmática’ que não era vista desde 2010 é fotografada no litoral de SP

today6 de março de 2024 8

Fundo
share close

Um grupo de observadores de aves registrou uma espécie de gavião que não era vista desde 2010 em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O ornitólogo [especialista em aves] Bruno Lima explicou ao g1, nesta quarta-feira (6), que o Tauató-pintado (Accipiter poliogaster) é uma das aves mais “raras e enigmáticas da América do Sul”.

Segundo o especialista, o Tauató-pintado está quase ameaçado de extinção e é considerado raro por ser “discreto“. De acordo com ele, o animal nunca permite que as pessoas o observem por muito tempo, o que torna os registros quase impossíveis. Este gavião também não costuma voar e ‘cantar’ por cima das árvores.

O animal, inclusive, foi apelidado de ‘fantasma‘ pelos especialistas. “É uma das aves mais raras e enigmáticas da América do Sul […]. É uma espécie enigmática por causa da própria natureza discreta, […] por isso não sabemos muito sobre ela”, explicou Bruno.



A ave não era vista desde 30 de outubro de 2010 em Peruíbe. Na ocasião, ela foi flagrada pelo monitor ambiental e jornalista Márcio Ribeiro na Estrada do Cajueiro, na Zona Rural da cidade. Desde então, os observadores ficam atentos para encontrar o gavião ‘fantasma’.

Gavião encontrado em Peruíbe (SP) é apelidado de ‘fantasma’ por especialistas — Foto: Sandra Pentristo

Na mesma estrada onde a espécie foi fotografada em 2010, um grupo de nove pessoas — entre eles, três especialistas e duas crianças de 7 e 9 anos — procuravam papagaios-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), quando foram surpreendidos com o pouso do gavião em uma das árvores por volta das 18h de domingo (3).

“Eu até demorei para entender o que estava acontecendo porque é um bicho tão raro que a gente não espera encontrar […]. Quando eu coloquei o binóculo, nossa… Comecei a gritar para todo mundo: ‘Rápido, tirem foto que esse bicho é raríssimo, uma das aves mais raras'”, lembrou Bruno.

De acordo com o ornitólogo, a plumagem nas cores preta e branca constatou que se tratava de um gavião adulto, uma vez que os juvenis são mais coloridos. Bruno afirmou à equipe de reportagem que para saber se era fêmea ou macho teria que pegá-lo para medir, o que não foi possível.

Papagaios-de-cara-roxa (foto) eram o foco do grupo de observadores, que foi surpreendido por uma espécie rara de gavião — Foto: Sandra Pentristo

Bruno acrescentou que, mesmo estando presente em quase toda a América do Sul, há poucos registros sobre a espécie enigmática. No Brasil, a ave foi vista em apenas 50 cidades, aproximadamente.

O que se sabe, de acordo com Bruno, é que o Tauató-pintado fica em florestas e não costuma aventurar-se em áreas abertas. Ele se alimenta de aves que andam pelo chão. “[O gavião] vem de cima, surpreende elas e come”, explicou o especialista.

Além disso, o ornitólogo afirmou que o gavião ‘fantasma’ só canta no período de reprodução. Os especialistas, no entanto, ainda não conseguiram identificar qual é a época exatamente. “O pouco que sabemos é que parece ser no inverno [a época de reprodução]”, finalizou ele.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-meio-a-pressao-por-desistencia,-campanha-de-nikki-haley-diz-estar-honrada-por-apoio-na-superterca

G1 Mundo

Em meio à pressão por desistência, campanha de Nikki Haley diz estar honrada por apoio na Superterça

Até a última atualização desta reportagem, Haley havia vencido Donald Trump em apenas um dos 15 estados onde foram realizadas primárias republicanas nesta terça-feira. Após os resultados da Superterça, a candidata não fez nenhuma aparição pública. Em vez disso, a porta-voz da campanha, Olivia Perez-Cubas, leu um comunicado. "Hoje vimos que permanece nos estados um grande bloco de eleitores republicanos expressando profundas preocupações sobre Donald Trump. Isso não é a […]

today6 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%