G1 Mundo

Avião chinês C919 completa primeiro voo comercial

today28 de maio de 2023 6

Fundo
share close

O C919 começou a ser desenvolvido em 2008 pela estatal Commercial Aviation Corp of China (Comac). Hoje, a empresa espera que ele concorra com aeronaves como A320neo, da europeia Airbus, e 737 Max, da americana Boeing.

No voo deste domingo, o C919 decolou do aeroporto de Hongqiao, em Xangai, por volta das 10h32, no horário local e pousou no aeroporto de Pequim. O trajeto levou cerca de duas horas e meia. Este foi o primeiro voo comercial da aeronave, mas ela fez seu primeiro voo em 2017.

Capaz de transportar até 168 passageiros, o jato faz parte do plano da China de se tornar um forte concorrente no mercado de aviões comerciais. Apesar de ser montado no país, ele depende de componentes de empresas como as americanas General Electric e Honeywell e a francesa Safran.



A China Eastern Airlines, apoiada pelo Estado chinês, encomendou cinco unidades da aeronave e espera receber os restantes ainda em 2023. Segundo a Comac, o avião tinha 1.035 pedidos de 32 clientes até o final de 2022.

A fabricante chinesa espera produzir 150 aviões C919 por ano em cinco anos. A empresa também é responsável pela ARJ21, aeronave de 90 lugares para voos de curta distância e que está em operação comercial desde 2016.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-ataca-kiev-com-drones-em-dia-de-celebracao-na-capital-ucraniana

G1 Mundo

Rússia ataca Kiev com drones em dia de celebração na capital ucraniana

A Rússia realizou ataques aéreos contra Kiev, capital da Ucrânia, na madrugada deste domingo (28). As autoridades ucranianas informaram que um homem de 41 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas na ofensiva, que envolveu ao menos 40 drones militares russos. O novo ataque aconteceu no dia em que Kiev se prepara para comemorar o aniversário de sua fundação oficial, há 1.541 anos. O último domingo de maio é […]

today28 de maio de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%