G1 Santos

Bailarina de 14 anos desiste de competição e usa palco para homenagear mãe um dia após enterrá-la; VÍDEO

today6 de junho de 2024 9

Fundo
share close

“Forte e corajosa”. Estas eram as duas palavras que a bailarina Mariana Perez, de 14 anos, mais escutava da mãe, Gicelia Perez, que morreu aos 46 após lutar contra um câncer no estômago. Dois dias depois da perda, a menina levou a mensagem para o palco, desistindo de uma competição de dança para homenagear a familiar em Santos, no litoral de São Paulo (assista acima).

Mariana dança balé desde os sete anos e sonha em se tornar uma bailarina profissional. Ao saber sobre a morte da mãe, que estava internada há 53 dias, na última quinta-feira (30), ela desistiu de participar do Festival Internacional de Dança de Santos (Fidifest), que aconteceria no sábado (1º).

“Fui ao hospital vê-la [sem saber que seria a última vez] e falei: ‘Mãe, eu vou dançar para você no sábado, tá bom?’. Ela ficou falando para eu dançar e arrasar. Desisti [da competição], mas lembrei que o que a minha mãe mais queria era me ver realizando os meus sonhos”, disse a jovem.



Bailarina fez homenagem no palco após mãe morrer durante luta contra câncer em Santos (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Durante o velório de Gicelia, na sexta-feira (31), a família e as professoras de dança da Mariana tiveram a ideia dela se apresentar sem participar da competição. O objetivo era fazer com que a bailarina não se preocupasse em ganhar ou perder.

Ainda na despedida, elas combinaram de colocar no palco um banner com a foto da bailarina e a mãe no Fidifest de 2023, com a mensagem “forte e corajosa”, além de um buquê de girassóis, as flores preferidas de Gicelia.

Em nota, o Fidifest explicou que a mudança na apresentação parecia inusitada até o motivo ser revelado. “A nossa preocupação foi quanto ao estado emocional da bailarina, mas não podíamos negar um pedido desses”, afirmou a organização.

Bailarina desistiu de competição e usou o palco para homenagear a mãe em Santos (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mariana contou ao g1 que nunca havia ficado tão ansiosa para dançar e pensou em desistir até chegar na coxia, onde a bailarina aguarda para entrar no palco. Na hora do anúncio, a menina confessou ter chorado ao mesmo tempo em que se sentia “forte e corajosa“.

“A bailarina desistiu da competição. Mas fez questão de se apresentar atendendo ao último pedido da mãe que faleceu há dois dias. Esse balé é uma homenagem”, iniciou a apresentadora do Fidifest.

Depois de dançar a coreografia “Ver somente o que os olhos não são capazes de enxergar”, Mariana foi aplaudida de pé e ganhou uma medalha de reconhecimento. “Eu me senti muito feliz de estar ali por ela porque eu tenho certeza que ela [também] ficou muito feliz”, afirmou a bailarina.

Família se emocionou com a homenagem feita pela bailarina de 14 anos — Foto: Arquivo pessoal

A auxiliar administrativa e irmã da bailarina, Izabela Perez, de 23 anos, contou à equipe de reportagem que a mãe descobriu um câncer no estômago em 2021. Dois anos depois, a família comemorou o fim do tratamento, mas foi surpreendida com o retorno da doença no início de 2024.

No último dia 27, Gicelia passou por uma cirurgia, na qual os médicos constataram que o câncer havia se espalhado e não tinham mais o que fazer. Vivendo o luto, Izabela afirmou que a irmã provou ter aprendido com os ensinamentos da mãe.

“Isso é um reflexo de tudo o que ela nos criou para ser: unidas, fortes e corajosas […]. Foi tudo muito lindo, como se a minha mãe estivesse ali com a gente o tempo todo e nunca tivesse ido embora”, desabafou a irmã.

Bailarina ganhou medalha de reconhecimento após homenagear a mãe em Santos (SP) — Foto: Arquivo pessoal

O pai das meninas, Vanderlei Perez, de 52 anos, contou ter ficado surpreso com a força que a filha teve para subir no palco. “Queria chorar, mas tive que parecer ser forte para ela aguentar o tranco ali. Agora vou ser o pai e a mãe”, disse ele.

O Fidifest acrescentou que Mariana apresentou a dança mais linda, poética e emocionante de todos aqueles que tiveram o privilégio de assistir. “Foi o momento mais emocionante das nossas vidas. Ela encantou a todos e emocionou a plateia que veio abaixo com o presente que ela decidiu nos oferecer”, finalizou.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caminhoneiro-e-preso-por-raptar-e-estuprar-jovem-a-caminho-do-trabalho;-video

G1 Santos

Caminhoneiro é preso por raptar e estuprar jovem a caminho do trabalho; VÍDEO

Um caminhoneiro, de 38 anos, foi preso em flagrante em Apiaí (SP) suspeito de estuprar uma jovem, de 23, após arrastá-la para dentro do veículo. Conforme apurado pelo g1, nesta quinta-feira (5), a vítima contou à polícia ter sido abordada pelo homem enquanto ia para o trabalho, em Ribeira (SP). Depois de ser violentada, ela teria sido abandonada por ele em uma rodovia da região. Conforme registrado em boletim de […]

today6 de junho de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%