G1 Santos

Baixada em Pauta #134: Cocaína apreendida no Porto de Santos não chega a 10% do volume enviado ao exterior, diz delegado do Deic

today10 de junho de 2023 4

Fundo
share close

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, com o maior porto da América do Sul é ponto visado por criminosos para o envio de drogas, principalmente a cocaína, para o resto do mundo. De acordo com o delegado Fabiano Barbeiro, da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) mais de 90% da carga oriunda do tráfico que passa pelo cais santista acaba chegando ao destino, apesar das tecnologias aplicadas e trabalho de inteligência realizado.

“Eu estava falando da produção de 5 mil toneladas [de cocaína, pelos países vizinho do Brasianto é pego [pelas autoridades], não reflete nem 10% do quanto passa”, disse o delegado, que ressaltou ter muito contato com a Polícia Federal, com ministério público e policiais de outros países, que ajudam nas investigações e apreensões.

Mesmo natural de Santos e formado em Direito pela UniSantos, o delegado de 54 anos fez carreira na capital. Ele esteve por quase 10 anos no Deic de São Paulo, atuou em delegacia de combate a roubo a banco e também de facções criminosas. O último trabalho foi em uma delegacia especializada na divisão de crimes contra a administração pública, corrupção e lavagem de dinheiro.



Polícia e Receita Federal apreendem 1,1 tonelada de cocaína em contêiner no Porto de Santos, SP — Foto: Receita Federal/Divulgação

Barbeiro assumiu o Deic de Santos no começo deste ano e contou as primeiras impressões sobre a região – a delegacia cobre as cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “De certa forma me surpreendeu, pelo volume de trabalho […]. Me deparei com diversas demandas, que são aquelas demandas do dia a dia da população”.

O delegado contou diversos casos emblemáticos da carreira, como a ação que resultou no bloqueio do WhatsApp no país, além de ter comentado sobre uma polêmica à qual esteve envolvido em 2017, quando foi acusado de criminalizar manifestações.

Em 4 de setembro daquele ano, ele pediu o indiciamento de 21 pessoas por associação criminosa e corrupção de menores, após18 adultos serem presos e três menores apreendidos durante um ato no Centro Cultural São Paulo.

Você confere esse bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Fabiano Barbeiro delegado da Deic em Santos, SP, esteve no Baixada em Pauta — Foto: Marcelo Junqueira/TV Tribuna

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

forte-sao-joao-sera-fechado-para-reformas-em-bertioga,-sp

G1 Santos

Forte São João será fechado para reformas em Bertioga, SP

Serviços de manutenção acontecerão entre os dias 12 e 26 de junho. Fortaleza também permanecerá fechada durante esse período. Primeira fortaleza do Brasil passará por reformas em toda estrutura. — Foto: Prefeitura de Bertioga O Forte São João, patrimônio histórico da cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo, ficará fechado a partir de segunda-feira (12) para passar por manutenção. As reformas acontecerão entre os dias 12 e 26 de […]

today10 de junho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%