G1 Santos

Baixada em Pauta #172: Jornal chega a 130 anos sem perder a essência de contar histórias e se renovar

today2 de março de 2024 5

Fundo
share close

O Jornal A Tribuna, um dos mais antigos do país, completará no dia 26 de março 130 anos. E, nesse tempo todo, o que não faltam são histórias. O editor executivo Bruno Rios participou do podcast Baixada em Pauta e contou sobre a responsabilidade de fechar diariamente as edições do jornal centenário.

Durante o bate-papo, ele recordou com emoção o fato de ter começado como estagiário e hoje comandar a equipe do Jornal A Tribuna. Rios não escondeu, porém, ainda sentir um frio na barriga diante da responsabilidade de levar às casas dos leitores um material digno de 130 anos de histórias.

Ele contou sobre as coberturas jornalistas do passado e algumas mais recentes, como a morte da morte de Pelé, em 29 de dezembro de 2022.



Aquela edição, para ele, foi repleta de simbolismos. Primeiro por registrar o adeus ao Atleta do Século, segundo pela tensão, e porque nunca viu um jornal feito em um dia ser impresso em outros cinco para atender a demanda. “Nunca vi vender jornal velho”.

Ele citou ainda o fato de A Tribuna ter sido o veículo que mais acompanhou a carreira do Rei do Futebol. Não só isso, a vida de Pelé. Os fotógrafos à época em que o camisa 10 jogava no Santos FC fizeram fotos do nascimento da primeira filha dele.

Toda essa ligação com o maior jogador de futebol da história só aumentou a pressão do momento. Ah, essa relação era recíproca. O Rei Pelé no aniversário de 110 anos de A Tribuna participou da festa ao ser registrado em uma campanha. (foto abaixo)

Pelé em evento de comemoração dos 110 anos de A Tribuna, que no dia 26 de março completará 130 — Foto: Arquivo AT

Rios também destacou a reformulação da equipe com a chegada de jovens que incorporaram o espírito do jornal centenário trazendo a ele novas ideias e abordagens. Segundo ele, sempre de forma equilibrada e em sinergia com os jornalistas mais experientes.

Bruno Rios, editor executivo de A Tribuna, é o convidado da semana do Baixada em Pauta — Foto: g1 Santos

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pm-suspende-operacao-verao-em-bairro-de-santos,-sp,-apos-solicitacao-da-justica

G1 Santos

PM suspende Operação Verão em bairro de Santos, SP, após solicitação da Justiça

A Justiça de Santos, no litoral de São Paulo, acatou o pedido do Ministério Público do estado pela suspensão da Operação Verão no bairro Vila dos Criadores, na Alemoa, neste final de semana. A comunidade receberá oficinas da prefeitura com propostas de urbanização da área. Conforme apurado pelo g1, a PM se comprometeu a acatar o pedido (veja mais abaixo). A Operação Verão foi estabelecida na Baixada Santista em dezembro […]

today2 de março de 2024 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%