Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Tem se tornado cada vez mais comum ver casos de agressões, estupros e ameaças contra mulheres em noticiários. No último mês, por exemplo, entre a Baixada Santista e Vale do Ribeira, ganharam as manchetes o caso da procuradora-geral brutalmente espancada pelo colega de trabalho, outro de uma mulher encontrada morta em área de mangue, o de uma adolescente de 16 anos estuprada pelo pai ao longo de 11 anos, e outro caso de uma jovem, de 14, que teve um filho após um caso de estupro.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, entre abril e maio, houve um aumento de 36,9% nas ocorrências de estupro, e estes incluem estupro de vulnerável, que são menores de 14 anos, pessoas com enfermidades ou deficiência mental.
Embora a secretaria não detalhe por região os casos de feminicídio, os números de homicídio doloso [em que há a intenção de matar], lesão corporal dolosa e ameaça, são alarmantes. Em maio, mês do último levantamento, foram 12 feminicídios no estado, 33 homicídios dolosos, 3.890 lesões corporais dolosas e 4.834 ameaças registradas.
Para falar sobre esse assunto, recebemos no Baixada em Pauta o especialista em segurança e oficial R2 do Exército, Vinicius Vaz. Ele conta que os crimes sempre aconteceram, mas as vítimas ganharam voz com as redes sociais.
Violência contra a mulher — Foto: LoloStock via Adobe Stock
O podcast Baixada em Pauta é editado por Aldemar Gonçalves. Apresentação: Matheus Müller.
Matheus Müller apresenta o podcast Baixada em Pauta — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
Publicar comentários (0)