G1 Santos

Baixada Santista chega a 21 mortes por dengue e tem outras 28 em investigação

today10 de junho de 2024 10

Fundo
share close

A Baixada Santista teve cinco novas mortes por dengue confirmadas nas últimas três semanas em Mongaguá, Peruíbe, Guarujá, São Vicente e Praia Grande. Com isso, a região chega a 21 vítimas da doença, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outras 28 mortes suspeitas da doença aguardam confirmação de exames laboratoriais.

Os números, porém, são contestadas pelas prefeituras de Praia Grande e Mongaguá. A primeira afirma não ter registrado vítimas pela doença, enquanto a segunda nega a contagem de uma morte.

A equipe de reportagem entrou em contato com a SES e com as prefeituras para entender sobre a divergência de informações, como são transmitidos os dados, mas até esta publicação não teve resposta.



Segundo a Prefeitura de São Vicente, o último caso de morte por dengue na cidade envolveu uma mulher, de 59 anos, que estava internada na Casa de Saúde de Santos. O óbito ocorreu em 13 de março. A paciente havia realizado o exame de sorologia no dia anterior, que confirmou a doença.

A Secretaria de Saúde (Sesau) informou que é a terceira morte pela doença neste ano. Além disso, destacou que realiza ações preventivas e de controle da proliferação da doença, como a intensificação das medidas em bairros com alto índice larvário, vistorias, orientações e ações para conscientização.

A Prefeitura de Praia Grande informou que a Secretaria de Saúde não entende este caso como morte por dengue, pois o resultado do exame, que saiu posteriormente ao óbito, deu negativo para a doença.

A pasta destacou que solicitou a retificação da informação disponibilizada, mas não teve um retorno oficial quanto a essa solicitação. Desta forma, segundo o município, não há mortes por dengue.

A Prefeitura de Mongaguá, por sua vez, disse que o município conta com duas mortes confirmadas e uma suspeita. A pasta ainda revelou que não há mortes que se “encaixam na descrição” citada pelo Estado.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue — Foto: Reprodução/RBS TV

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram confirmados 21.627 casos de dengue na região, além de outros 2.592 mil suspeitos que estão sob investigação.

Em 2024, outras 28 mortes suspeitas estão sob investigação. Confira abaixo:

  • Cubatão: 3 mortes em investigação
  • Guarujá: 1 morte em investigação
  • Itanhaém: 7 mortes em investigação
  • Mongaguá: 1 morte em investigação
  • Peruíbe: 4 mortes em investigação
  • Praia Grande: 7 mortes em investigação
  • Santos: 4 mortes em investigação
  • São Vicente: 1 morte em investigação

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

que-os-outros-racistas-tenham-medo,-diz-vinicius-jr.-sobre-condenacao-de-torcedores-na-espanha

G1 Mundo

Que os outros racistas tenham medo, diz Vinicius Jr. sobre condenação de torcedores na Espanha

Em uma decisão inédita no país, a Justiça da Espanha condenou nesta segunda três espanhóis que xingaram o jogador brasileiro durante uma partida na cidade de Valência em maio do ano passado. A sentença é a primeira condenação na Espanha por um caso de racismo no futebol. "Como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é […]

today10 de junho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%