G1 Santos

Baixada Santista e Vale do Ribeira terão quase 21 mil mesários nas eleições em outubro; entenda as funções

today10 de julho de 2022 34

Fundo
share close

De acordo com o TRE-SP, a convocação seguirá até 3 de agosto. Após a notificação, o eleitor terá um prazo de cinco dias para aceitar ou contestar o chamado.

Mais de 20 mil eleitores serão convocados para mesários na Baixada Santista e Vale do Ribeira — Foto: Arquivo A Tribuna



O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai nomear 20.920 mesários para as Eleições 2022 entre a Baixada Santista e Vale do Ribeira. O processo que teve início na última terça-feira (5) seguirá até 3 de agosto.

De acordo com a Justiça Eleitoral, ainda é possível se inscrever como mesário voluntário pelo site do TRE-SP ou diretamente nos cartórios eleitorais. São previstos 16.576 mesários para a Baixada Santista e 4.344 no Vale do Ribeira.

Nas eleições de 2020, apenas no estado de São Paulo foram designados 322.726 mesários, sendo 184.796 (57%) voluntários. No segundo turno, o número foi menor, de 146.092 – não foram informados quantos voluntários.

Uma novidade, com relação às eleições municipais de 2020, é que o treinamento virtual poderá ser realizado pelo aplicativo mesários ou pelo portal do TSE. Poderá haver treinamento presencial, caso seja definido pelo cartório eleitoral.

Segundo o TRE-SP, a partir do recebimento da convocação, o eleitor ou eleitora tem cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. A contestação deve ser feita mediante requerimento encaminhado ao juiz eleitoral da zona eleitoral que o convocou. O trabalho é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais.

Os mesários têm direito alguns benefícios pelo exercício da função, como: dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral e certificado dos serviços prestados.

Também estão incluídos auxílio-alimentação; preferência no desempate em concursos públicos [desde que previsto em edital] e utilização das horas trabalhadas para atividades complementares em faculdades.

De acordo com o TRE-SP, existem consequências para o mesário que não comparecer no dia da eleição. Quem não justificar a falta à Justiça Eleitoral, em um prazo de 30 dias, poderá ser multado em 50% a um salário mínimo. Se o faltoso for servidor público, a pena será a suspensão de até 15 dias.

O mesário é nomeado para compor as mesas receptoras de votos e de justificativas no dia das eleições. A Justiça Eleitoral conta com os cidadãos convocados e aqueles que se voluntariam para atuar no dia das eleições.

Elas são chamadas pela juíza ou pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei, como ter mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Nas próximas eleições, cada mesa receptora de voto deverá ter quatro mesários; presidente da mesa, primeira mesária ou primeiro mesário, segunda mesária ou segundo mesário e secretária ou secretário.

Compete aos componentes da mesa receptora:

  • Identificar o eleitor; localizar o nome do eleitor no caderno de votação
  • Ditar o número do título eleitoral ao presidente
  • Colher a assinatura do eleitor no caderno de votação
  • Entregar o comprovante de votação ao eleitor, se ele desejar recebê-lo
  • Preencher a ata da mesa receptora, relacionando as ocorrências registradas durante o dia
  • Organizar a fila, solicitando aos eleitores que verifiquem, em seu título ou e-Título, se estão na seção eleitoral correta, mostrando o cartaz de identificação da seção
  • Distribuir, se solicitado, o formulário Identificação de Eleitor com Deficiência ou Mobilidade Reduzida
  • Distribuir aos eleitores, a partir do horário de encerramento da votação, as senhas de acesso à seção
  • Exercer as demais atribuições que lhes forem designadas

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

menino-de-8-anos-e-internado-apos-ser-mordido-por-cobra-enquanto-brincava-em-arvore-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Menino de 8 anos é internado após ser mordido por cobra enquanto brincava em árvore no litoral de SP

Um menino de 8 anos foi mordido por uma cobra enquanto brincava em uma seringueira em São Vicente, no litoral de São Paulo. Juan Oliveira Morales chegou a ser internado no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, após sentir dores na mão e de cabeça. Ela permaneceu dois dias em observação, mas foi liberada no sábado (9) e passa bem. William Morales, avô do garoto, contou ao g1 que passeava […]

today10 de julho de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%