G1 Santos

Bala que matou PM da Rota atingiu região de tatuagem com oração: ‘armas de fogo o meu corpo não alcançarão’

today10 de agosto de 2023 424

Fundo
share close

As informações foram registradas no exame de necrópsia do PM, que foi atingido por um tiro de uma pistola nove milímetros enquanto patrulhava as proximidades da comunidade Vila Julia, em Guarujá, no litoral de São Paulo. A ‘Operação Escudo’ foi instaurada na região após a morte dele.

Segundo o exame de necrópsia de Reis, obtido pelo g1, o policial tinha aproximadamente 13 tatuagens. Duas delas eram trechos da oração e versos da música “Jorge da Capadócia”.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão” e “facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar” eram as frases tatuadas no lado esquerdo do tórax do soldado da Rota, segundo o exame.



Arma usada por ‘sniper’ suspeito de matar PM da Rota é apreendida em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução

De acordo com o exame, Reis também tinha outras frases e símbolos tatuados pelo corpo. Veja abaixo:

  • Frase ‘Only the Strongest will survive’, que em português significa ‘Apenas o mais forte sobreviverá’, na região da clavícula direita
  • Frase ‘Together forever’, que em português significa ‘Juntos para sempre’, na mesma área do corpo
  • Um nome na região torácica direita
  • Um número na região torácica inferior, à direita
  • Frase ‘Mens Sana in Corpore Sano’, que em português significa ‘Mente sã em um corpo são’
  • Desenhos tribais no braço direito
  • Ideograma oriental na região do ombro direito
  • Desenho de uma caveira no ombro esquerdo
  • Desenho de um elmo romano no antebraço esquerdo
  • Desenho de linhas irregulares na área posterior do braço esquerdo
  • Símbolo na região ilíaca esquerda (bacia)

Exame de necrópsia detalha tatuagens de PM da Rota morto em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução

Ainda segundo o documento, o soldado morreu por conta de uma “hemorragia interna aguda” causada pelo projétil de arma de fogo que o atingiu na região do tórax.

O ferimento teve o trajeto interno estimado da esquerda para a direita, discretamente de trás para frente e de cima para baixo, conforme registrado no exame.

O que se sabe sobre a morte de um policial da Rota em Guarujá e da Operação Escudo

O que se sabe sobre a morte de um policial da Rota em Guarujá e da Operação Escudo

O soldado Patrick Bastos Reis foi baleado enquanto fazia um patrulhamento na comunidade da Vila Julia, em Guarujá, na quinta-feira (27). A morte dele foi confirmada no mesmo dia. Além dele, um outro policial foi baleado na mão esquerda, encaminhado para o Hospital Santo Amaro e liberado.

Após o caso, a Polícia Militar iniciou a Operação Escudo, com o objetivo de capturar os criminosos responsáveis pela ação contra os agentes.

O irmão de Erickson David da Silva, Kauã, também é suspeito de atirar e matar um PM das Rondas Ostensivas Tobias Aquiar (Rota). Ele foi preso por envolvimento no crime em Guarujá, no mesmo dia em que completou 20 anos. O g1 apurou, que Kauã usava as redes sociais para mostrar a ‘rotina’ no tráfico, com armas apontadas para viaturas e funk ‘proibidão’.

As informações foram divulgadas pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. Segundo ele, Kauã tinha a ‘função’ de ficar posicionado na comunidade Vila Júlia, armado e com um comunicador, pronto para avisar os comparsas sobre a chegada de viaturas policiais ao local.

Suspeito de matar policial do ROTA pede para Tarcísio 'parar de matar inocentes'

Suspeito de matar policial do ROTA pede para Tarcísio ‘parar de matar inocentes’

Em vídeo gravado antes de ser preso, o suspeito afirma, em relato direcionado ao governador de SP e ao secretário de Segurança Pública, que estão “matando uma ‘pá’ de gente inocente”. Ele diz não ter nada a ver com o caso, mas que vai se entregar. Erickson diz ainda que estão “querendo pegar” sua família (veja o vídeo acima).

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nesta segunda-feira (31) que o vídeo gravado pelo suspeito foi “uma estratégia do crime organizado”.

“A verdade é que esse vídeo que ele fez, orientado pelos seus defensores, inclusive tem áudio do advogado o orientando a fazer esse vídeo, se os senhores ainda não possuem, ao longo das investigações vão tomar conhecimento disso, é uma estratégia do crime organizado, inclusive de cooptar moradores, de cooptar pessoas das comunidades que também são vítimas do tráfico organizado apresentando versões”, afirmou.

A Ouvidoria das Polícias informou investigar denúncias de tortura e ameaças de morte relatadas por moradores durante a Operação Escudo.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário de segurança do estado, Guilherme Derrite, anunciaram aumento do efetivo policial e uma nova unidade em Guarujá, no litoral de São Paulo, após a morte do PM da Rota Patrick Bastos Reis. Segundo o governador, as ações se fazem necessárias pois “o tráfico ocupou a Baixada Santista”.

De acordo com Tarcísio, a Operação Escudo vai continuar na Baixada Santista por pelo menos 30 dias. Além disso, o governador ainda prometeu novas ações na região.

“Nós vamos levar para a Baixada Santista o aumento de efetivo, unidade da Polícia Militar. Nós devemos ter mais uma unidade da Polícia na Baixada para aumentar o efetivo e responder o anseio da Baixada”, disse Tarcísio.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tartaruga-passa-por-cirurgia-e-ganha-fixadores-em-nadadeira-que-foi-quebrada-por-petrechos-de-pesca;-video

G1 Santos

Tartaruga passa por cirurgia e ganha fixadores em nadadeira que foi quebrada por petrechos de pesca; VÍDEO

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) passou por cirurgia para a colocação de fixadores em uma das nadadeiras, que foi fraturada por petrechos de pesca. O g1 teve acesso, nesta quinta-feira (10), a imagens do procedimento realizado no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, em Guarujá, no litoral de São Paulo (veja o vídeo acima). O animal foi encontrado em Peruíbe, também no litoral paulista, em 16 […]

today10 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%