G1 Mundo

Balão espião chinês tinha capacidade de monitorar sinais de comunicação, dizem EUA

today10 de fevereiro de 2023 14

Fundo
share close

Os EUA analisaram material do balão, que apareceu nos céus do país na semana passada e posteriormente foi abatido. O governo chinês alegou fins científicos, mas os americanos afirmaram se tratar de espionagem.



Suposto balão espião da China sobrevoa os Estados Unidos

Suposto balão espião da China sobrevoa os Estados Unidos

O governo dos EUA alega que o balão, que apareceu misteriosamente nos céus de estados da costa oeste do país, era um equipamento de espionagem. O governo chinês negou e alegou que o balão era usado para fins meteorológicos e científicos.

Com o material do balão em mãos, Washington iniciou uma investigação e, nesta quinta, disse ter constatado a capacidade de o balão captar sinais de comunicação no entorno de onde ele sobrevoa. Os Estados Unidos afirmaram ainda estar “convencidos” de que a fabricante do balão tem “relacionamento direto” com as Forças Armadas chinesas.

Marinheiros do Grupo 2 de Eliminação de Munições Explosivas recuperam destroços do misterioso balão chinês que foi derrubado pelos Estados Unidos na costa de Myrtle Beach, Carolina do Sul — Foto: U.S. Fleet Forces/U.S. Navy via Reuters

A vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, disso que esse balão é mais um sinal dos esforços de Pequim para reformular a ordem internacional.

Falando em uma audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Sherman disse que os Estados Unidos continuarão a impedir que a China explore a tecnologia norte-americana para sua própria modernização militar.

“A República Popular da China é a única concorrente com a intenção e os meios de reformular a ordem internacional”, disse Sherman na audiência.

“Na semana passada, o povo americano viu o exemplo mais recente dessa realidade, depois que o governo dos EUA detectou, rastreou de perto e derrubou o balão de vigilância de alta altitude da RPC que havia entrado em nosso espaço aéreo territorial em clara violação de nossa soberania e direito internacional”, disse Sherman.

Imagem feita do solo mostra a parte de baixo do balão chinês durante atividade de caça americano para destruir o objeto — Foto: Chad Fish via AP

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mae-de-criminoso-que-fez-funcionaria-de-shopping-refem-testemunhou-feminicidio-do-filho-contra-a-ex-mulher

G1 Santos

Mãe de criminoso que fez funcionária de shopping refém testemunhou feminicídio do filho contra a ex-mulher

O crime aconteceu no portão da casa de Felipe, no bairro Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, no dia 19 de dezembro. A vítima, que na época tinha 25 anos, levou seis tiros e teve a morte confirmada no Hospital Geral de Taipas. O caso foi registrado na 4ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM-Norte). A mãe do suspeito, de 48 anos, confirmou à polícia, em depoimento feito no […]

today10 de fevereiro de 2023 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%