Um balão de ar quente foi filmado sobrevoando os prédios da Ilha Porchat, em São Vicente, no litoral de São Paulo, antes de cair no mar na Praia do Itararé e pegar fogo. O caso foi registrado na manhã deste domingo (11). (veja o vídeo acima)
As imagens foram feita pelo repórter-cinematográfico Carlos Abelha com um celular. Ele filmou o exato momento em que o balão passa sobre a ilha, mas afirmou que não houve desespero por parte de moradores e banhistas devido à distância.
Abelha contou que, após tocar no mar, o balão pegou fogo. A consequência revela o risco de incêndio que ele oferece. Neste mês, época e festas juninas, o número de ocorrências dessa natureza costuma aumentar em 75% de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB).
Balão passa perto de prédios em ilha de São Vicente, SP, antes de cair no mar — Foto: Carlos Abelha/TV Tribuna
A prática, inclusive, é proibida de acordo com o Artigo 261 do Código Penal (leia abaixo). Além disso, a atividade pode ser considerada crime ambiental, segundo a Lei Ambiental 9.605 de 1998, por conta da possibilidade de causar incêndios em áreas florestais e urbanos.
- Artigo 261 – Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.
Segundo a FAB, a prática de soltar balões ainda é bastante comum no país, colocando em risco não apenas os baloeiros, mas os pilotos, passageiros e pessoas em terra.
“Estima-se que cerca de 100 mil balões sejam soltos anualmente no Brasil. Além de causar incêndios, os balões podem colidir com aeronaves em pleno voo, comprometendo a segurança de todos os envolvidos”, diz a FAB.
Ainda de acordo com a Força Aérea, denúncias sobre balões podem ser feitas à Polícia Militar, através do número 190, ou o Disque Denúncia da região em que foi avistado.
A Prefeitura de São Vicente e a Defesa Civil do Estado de São Paulo foram procuradas, mas a reportagem não obteve resposta até a publicação desta matéria.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)