G1 Santos

Balão filmado sobrevoando ilha no litoral de SP cai e pega fogo; VÍDEO

today11 de junho de 2023 23

Fundo
share close

Um balão de ar quente foi filmado sobrevoando os prédios da Ilha Porchat, em São Vicente, no litoral de São Paulo, antes de cair no mar na Praia do Itararé e pegar fogo. O caso foi registrado na manhã deste domingo (11). (veja o vídeo acima)

As imagens foram feita pelo repórter-cinematográfico Carlos Abelha com um celular. Ele filmou o exato momento em que o balão passa sobre a ilha, mas afirmou que não houve desespero por parte de moradores e banhistas devido à distância.

Abelha contou que, após tocar no mar, o balão pegou fogo. A consequência revela o risco de incêndio que ele oferece. Neste mês, época e festas juninas, o número de ocorrências dessa natureza costuma aumentar em 75% de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB).



Balão passa perto de prédios em ilha de São Vicente, SP, antes de cair no mar — Foto: Carlos Abelha/TV Tribuna

A prática, inclusive, é proibida de acordo com o Artigo 261 do Código Penal (leia abaixo). Além disso, a atividade pode ser considerada crime ambiental, segundo a Lei Ambiental 9.605 de 1998, por conta da possibilidade de causar incêndios em áreas florestais e urbanos.

  • Artigo 261Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.

Segundo a FAB, a prática de soltar balões ainda é bastante comum no país, colocando em risco não apenas os baloeiros, mas os pilotos, passageiros e pessoas em terra.

Estima-se que cerca de 100 mil balões sejam soltos anualmente no Brasil. Além de causar incêndios, os balões podem colidir com aeronaves em pleno voo, comprometendo a segurança de todos os envolvidos”, diz a FAB.

Ainda de acordo com a Força Aérea, denúncias sobre balões podem ser feitas à Polícia Militar, através do número 190, ou o Disque Denúncia da região em que foi avistado.

A Prefeitura de São Vicente e a Defesa Civil do Estado de São Paulo foram procuradas, mas a reportagem não obteve resposta até a publicação desta matéria.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

criminoso-confessa-ter-matado-pm-aposentado-com-tiro-na-cabeca-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Criminoso confessa ter matado PM aposentado com tiro na cabeça no litoral de SP

O PM aposentado estava do lado de fora de um comércio quando foi surpreendido por três criminosos. Um deles, armado, tomou a frente da vítima e atirou contra a cabeça dela, enquanto os demais aproveitaram para roubar a arma, um revólver calibre 38. A prisão de Arthur aconteceu no sábado (10) durante um patrulhamento policial pela Avenida Capitão Mor Aguiar. Os PMs relataram que notaram dois homens em uma moto […]

today11 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%