G1 Mundo

Balão misterioso a 13 km de altura mobiliza caça militar nos EUA

today25 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

O Comando Aéreo dos EUA e do Canadá enviou um avião para analisar o objeto e concluiu que o balão não é uma ameaça à segurança nacional.


Vista aérea do Pentágono, nos EUA, de 3 de junho de 2011 — Foto: Charles Dharapak/Arquivo/AP Photo



As forças militares dos Estados Unidos detectaram um balão de pequeno porte que voa em alta altitude no espaço aéreo americano, segundo reportagens da mídia do país nesta sexta-feira (23).

Um caça militar se aproximou do balão para tentar entender do que se trata, mas ainda não se sabe qual é o propósito do objeto e nem a origem.

A rede CBS afirmou que os militares estavam monitorando o balão. O comando de defesa aeroespacial dos EUA e do Canadá, conhecido pela sigla Norad, ficou preocupado e enviou uma aeronave investigar.

O objeto está a uma altitude de cerca de 13 quilômetros.

O avião do Norad se aproximou do balão no espaço aéreo do estão de Utah. Os militares concluíram que o balão não atende a comandos e não é uma ameaça à segurança nacional.

Segundo a CBS, a expectativa é que o balão alcance o estado da Georgia. A rede ouviu uma autoridade que afirmou que o objeto tem uma película térmica resistente que levam duas pequenas caixas.

EUA recuperam partes do balão chinês, abatido há dez dias no litoral americano

EUA recuperam partes do balão chinês, abatido há dez dias no litoral americano

No começo de 2023, as Forças Armadas dos EUA identificaram um o balão chinês que voou pelo território americano. O objeto não chegou a coletar informações das instalações militares norte-americanas, segundo autoridades do país.

O balão, controlado por Pequim, foi capaz de fazer vários voos no mês de fevereiro. Na época, as autoridades norte-americanas minimizaram o impacto do balão na segurança nacional.

O balão, que Pequim nega ser um objeto espião do governo, passou uma semana sobrevoando os Estados Unidos e o Canadá no início de fevereiro de 2023 antes de ser abatido na costa do Atlântico por ordem de Biden.

O incidente do balão chinês levou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a adiar uma visita planejada à China e prejudicou ainda mais as relações entre Washington e Pequim.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sao-vicente,-sp,-inaugura-nova-escola-de-periodo-integral;-conheca

G1 Santos

São Vicente, SP, inaugura nova escola de período integral; conheça

Uma nova escola de período integral foi inaugurada em São Vicente, no litoral de São Paulo. A unidade conta com salas climatizadas, quadra coberta e espaços multifuncionais para aulas de judô, jogos de tabuleiro (como xadrez e dama), leitura e gravação de podcasts. Segundo a prefeitura, o Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Maria de Lourdes Batista atenderá aproximadamente 450 estudantes do 1º ao 5º ano no bairro Parque São […]

today25 de fevereiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%