G1 Santos

Bancários protestam no litoral de SP contra assédio sexual de Pedro Guimarães, presidente da Caixa

today1 de julho de 2022 13

Fundo
share close

Manifestação aconteceu em frente à uma agência bancária de Santos, no litoral de São Paulo. Guimarães é investigado pelo Ministério Público Federal.

Ato contou com cerca de 40 pessoas, de movimentos feministas, funcionários da Caixa e membro do Sindicato dos Bancários de Santos e Região — Foto: Fernando Diegues



Sindicalistas e bancários realizaram um ato contra o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, na manhã desta sexta-feira (1), em frente a uma agência bancária no Centro de Santos, no litoral de São Paulo. A manifestação é em repúdio à Guimarães, que é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).

O manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região e começou às 10h, em frente a agência localizada na avenida São Francisco. De acordo com o Sindicato, cerca de 40 pessoas, entre mulheres de movimentos feministas, bancários e sindicalistas, participaram do ato contra os casos de assédio sexual relacionados a Pedro Guimarães.

Secretária de finanças do sindicato, Eneida Koury, afirma que é necessário combater o machismo dentro das agências bancárias e na sociedade em geral — Foto: Fernando Diegues

Durante o protesto, a diretoria do sindicato entregou flores para as funcionárias da agência. Os manifestantes declararam palavras contra qualquer tipo de assédio, fizeram discursos pedindo a punição para o crime e levantaram cartazes e faixas, com dizeres como: “assédio sexual é crime” e “não basta demitir, queremos punição!”.

A secretária de finanças do sindicato, Eneida Koury, ressaltou que há a necessidade de combater o machismo em toda a sociedade. “Ontem uma procuradora-geral foi espancada, hoje as bancárias da Caixa sofrem assédio sexual e moral. Temos o dever de combater o machismo estrutural e a misoginia nos bancos e em toda a sociedade”, disse, por meio de nota.

Veja os relatos de assédio contra o presidente da Caixa, Pedro Guimarães

Veja os relatos de assédio contra o presidente da Caixa, Pedro Guimarães

Funcionárias da Caixa Econômica Federal relataram à TV Globo denúncias de assédio sexual contra o presidente do banco, Pedro Guimarães. Elas contam, por exemplo, que o presidente da Caixa pedia abraços em contextos constrangedores e deixava a mão escapar para passar por partes íntimas dos corpos delas. As funcionárias falaram sob a condição de anonimato.

MPF investiga denúncias de assédio sexual contra presidente da Caixa

MPF investiga denúncias de assédio sexual contra presidente da Caixa

Uma delas disse:

“Eu considero um assédio. Foi em mais de uma ocasião. Ele tem por hábito chamar grupo de empregados para jantar com ele. Ele paga vinho para esses empregados. Não me senti confortável, mas, ao mesmo tempo, não me senti na condição de me negar a aceitar uma taça de vinho. E depois disso ele pediu que eu levasse até o quarto dele à noite um carregador de celular e ele estava com as vestes inadequadas, estava vestido de uma maneira muito informal de cueca samba canção. Quando cheguei pra entregar, ele deu um passo para trás me convidando para entrar no quarto. Eu me senti muito invadida, muito desrespeitada como mulher e como alguém que estava ali para fazer um trabalho. Já tinha falado que não era apropriado me chamar para ir ao quarto dele tão tarde e ainda me receber daquela forma. Me senti humilhada”.

Outra funcionária afirmou que, às vezes, o constrangimento era feito na frente de outros colegas:

“Por exemplo, pedir para abraçar, pegar no pescoço, pegar na cintura, no quadril. Isso acontecia na frente de outras pessoas. E, às vezes, essas promessas eram no pé de ouvido e na frente de outras pessoas, mas de forma com que outras pessoas não ouvissem.

Segundo ela, o assédio também ocorria nas viagens que o presidente da Caixa faz pelo país.

“Comigo foi em viagem, nessas abordagens que ele faz pedindo, perguntando se confia, se é legal. Abraços mais fortes, me abraça direito e nesses abraços o braço escapava e tocava no seio, nas partes íntimas atrás, era dessa forma”.

'É crime. Não basta demitir Pedro Guimarães', diz Miriam Leitão sobre denúncias de assédio contra o presidente da Caixa

‘É crime. Não basta demitir Pedro Guimarães’, diz Miriam Leitão sobre denúncias de assédio contra o presidente da Caixa

Outra funcionária afirma que o presidente da Caixa era insistente.

“Eu só fingi que estava bebendo o vinho e tudo e aí ele ele começou a fazer umas brincadeiras. Aí na hora de pagar a conta pediu um abraço. Aí falou: ‘Ah’. Eu tentei manter a distância. ‘Ah, um abraço maior’. Eu fiquei muito sem graça, que eu já vi que ele já, né? A gente já sabe da fama. Eu sabia da fama dele já, então eu me reservei o máximo possível. E aí ele: ‘não, mas abraça direito. Abraça direito, porque é… você não gosta de mim’. Aí na hora que ele, na terceira vez que ele fez eu abraçar ele, ele passou a mão na minha bunda”.

“E aí. Fora assim, várias fotos. Ele, toda vez que vai tirar foto pega na cintura da gente com uma intimidade que não existe e isso deixa a gente muito constrangida. É muito sem graça assim. Eu me sinto meio violentada mesmo, quando ele tem esse tipo de atitudes, sabe?”

Uma funcionária conta que as mulheres da Caixa mudaram a forma de se vestir para evitar o assédio de Guimarães:

“Inclusive, nós [servidoras da Caixa] mudamos a nossa forma de se vestir, evitando que o nosso corpo aparecesse, evitando que nossa beleza se sobressaísse para que tivéssemos menos em evidência nesses momentos em que tivéssemos que participar com ele.”

Algumas dessas mulheres dizem que simplesmente desistiram de usar o canal de denúncias oferecido pela Caixa. Elas afirmam que souberam de outros casos que não teriam sido levados adiante e contam que as vítimas até sofreram retaliações.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bolinho-de-pinhao-com-chocolate-e-uma-forma-deliciosa-e-diferente-de-consumir-a-semente;-aprenda

G1 Santos

Bolinho de pinhão com chocolate é uma forma deliciosa e diferente de consumir a semente; aprenda

Professora de Gastronomia Margot Lambert ensinou o passo a passo da receita. Bolo de pinhão com chocolate da Margot Lambert — Foto: Mariane Rossi/g1 Originário do sul do Brasil, o pinhão é a semente da pinha, fruto da araucária. Ele é consumido cozido ou assado, mas ser adicionado a diversas receitas culinárias. A gastrônoma e professora Margot Lambert de Santos, no litoral de São Paulo, tem família no sul do […]

today1 de julho de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%