Prefeitura de Guarujá

Barco Rudá Asa Aluminio vence a 72ª Regata Santos-Rio na classe ORC

today8 de novembro de 2022 29

Fundo
share close

Veleiro Crioula chega à frente e recebe a fita azul da competição 

A embarcação Rudá Asa Alumínio, com 43 pés, sagrou-se campeão da classe ORC na 72ª Regata Santos-Rio. A largada ocorreu na Baía de Santos, na sexta-feira (4), às 12 horas e, a embarcação chegou à Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, sábado (5) à tarde. No total, 25 embarcações estiveram presentes na competição.

No tempo corrigido o veleiro Rudá, do Guarujá ficou à frente do Phoenix (ICS) e do Maestrale 4 (ICRJ). O Fita Azul, primeiro a cruzar a linha de chegada, foi o barco gaúcho de 52 pés, Crioula, com 27h03m11. A equipe do velejador olímpico Samuel Albrecht, porém, ficou em quinto lugar na ORC após correção dos tempos. O recorde da Santos-Rio segue com o também gaúcho Camiranga com 18h09 na 65ª edição.    

Na classe VPRS, a vitória foi do C30 Loyalty 06 (VDS/ICRJ), seguido por Ventaneiro 3 (ICRJ) e Xamã Matrix (ICS), vencedor da Santos-Rio em 2021 com 37h29m20 no percurso de 200 milhas náuticas (360 km).

Já na BRA-RGS deu Força Maior, de Ubatuba, com BL3 Urca, de Ilhabela, em segundo lugar, à frente de Inaê 40, em terceiro. No total, 25 veleiros marcaram presença na competição.



Organização –  A organização da Regata ficou por conta dos Iates Clubes de Santos (ICS) – sediado em Guarujá, e do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel).

Largada – Antes da largada oficial, as embarcações saíram do píer do ICS, realizaram um desfile para a multidão que assistia no Deck do Pescador, em Santos e em Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá. O ponto alto da festa foram as apresentações da Banda de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.

Torben Grael – O moderno Phoenix, um Botin 44, foi conduzido do Iate Clube de Santos (ICS) ao Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) por experiente tripulação, que teve o bicampeão olímpico Torben Grael como timoneiro. “O desempenho do Phoenix foi muito bom. Sabíamos que a regata não seria boa para os barcos da frente, pois após a parada do vento na manhã de sábado, o vento entraria por trás (sul), trazendo a flotilha e comprimindo os barcos”, analisou Torben, vice-campeão em 2022 e maior vencedor da Santos-Rio como comandante, com seis títulos.  

Prata da casa – O professor da rede pública municipal de Guarujá e monitor do Programa Forças no Esporte (Profesp), que tem parceria da Secretaria de Esporte e lazer (Sel) da Prefeitura de Guarujá e Base Aérea de Santos, nos trabalhos de iniciação das modalidades de canoagem e vela, Juliano Rolim, representou a Cidade como tripulante na competição.

Ele foi convidado pelo comandante do veleiro My Boy, o Lars Muller para atuar na secretaria (controle dos cabos nos bordos) e no leme, pois já vinha participando de algumas regatas até Ubatuba e Ilhabela.

“Na Santos-Rio foi a minha estréia ao lado de outras feras comandadas pelo capitão Muller, que já venceu uma dessas regatas, com o mesmo veleiro. Estávamos emparelhados na primeira colocação, porém, na entrada da Baia de Guanabara teve uma diminuição de vento e acabamos chegando em quarto lugar na classe ORC. Enfatizou.

A solenidade festiva e largada oficial da Regata contou com as seguintes autoridades civis e militares: O anfitrião e comodoro do ICS Berardino Antonio Fanganiello, o prefeito de Guarujá, o comandante da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, capitão de Mar e Guerra Robledo de Lemos Costa e Sá e o comandante da Base Aérea de Santos tenente coronel aviador Dayve Moraes Piva.

Parceria

O Iate Clube de Santos realiza projetos sociais esportivos em convênio com a Sel, por meio da Associação Esportiva Formando Cidadão.  No local são desenvolvidos os cursos de vela e canoagem para cerca de 80 alunos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praia-grande-recebera-500-policiais-militares-para-reforcar-a-seguranca-na-temporada-de-verao

G1 Santos

Praia Grande receberá 500 policiais militares para reforçar a segurança na temporada de verão

Cerca de 500 policiais militares reforçarão a segurança em Praia Grande, no litoral de São Paulo, durante a temporada de verão, que começa em dezembro e termina após o Carnaval, em 2023. O esquema policial foi definido em uma reunião realizada, nesta segunda-feira (7), na Prefeitura de Praia Grande. A Operação Verão 2022/2023 terá início na segunda quinzena de dezembro. Segundo a prefeitura, na virada do ano, Praia Grande chega […]

today8 de novembro de 2022 172

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%