G1 Mundo

Barragem na Ucrânia foi destruída por explosivos instalados dentro de turbinas, diz chefe da diplomacia da UE

today10 de junho de 2023 4

Fundo
share close

Segundo Josep Borrell, ataque foi planejado, em área controlada pela Rússia. Ucrânia diz ter interceptado telefonema em que Rússia confessa autoria da explosão de barragem, que inundou uma área de 600 km² e deixou cinco mortos.

Ruas alagadas em Nova Kakhovka, no sul da Ucrânia, por rompimento de barragem após explosão, em 8 de junho de 2023. — Foto: Yan Dobronosov/ Reuters



Por conta do rompimento, uma área de cerca de 600 km² ficou alagada e cinco pessoas morreram. Milhares tiveram de deixar suas casas.

Borrell disse ainda que “tudo aponta” para autoria da Rússia na explosão, já que as tropas de Moscou controlam a represa.

Também nesta sexta, o serviço de segurança interna da Ucrânia disse ter interceptado uma ligação telefônica provando que um “grupo de sabotagem” russo explodiu a barragem. Moscou nega.

A barragem fica em uma área ocupada pela Rússia mas onde tropas ucranianas iniciaram esta semana uma ofensiva para tentar recuperar a região.

“A represa não foi bombardeada. Ela foi destruída com explosivos instalados dentro das câmaras onde as turbinas estão localizadas. Esta parte está sob controle russo”, disse Borrell à rede de TV pública espanhola TVE .

ANTES E DEPOIS: imagens de satélite mostram destruição causada por rompimento de barragem na Ucrânia — Foto: Reuters

Ucraniano usa barco para se locomover pelas ruas inundadas após destruição de barragem

Ucraniano usa barco para se locomover pelas ruas inundadas após destruição de barragem

“Eu obviamente não estava lá para descobrir quem fez isso. Mas tudo parece indicar que foi onde a Rússia tem controle, dificilmente pode ter sido outra pessoa“, continuou ele.

A Rússia culpa a Ucrânia de explodir a represa e afirmou à Corte Internacional de Justiça (CIJ) na quinta-feira (8) que Kiev destruiu a barragem com “enormes” ataques de artilharia. O governo ucraniano negou.

Presidente da Ucrânia visita região inundada após rompimento de barragem.

Presidente da Ucrânia visita região inundada após rompimento de barragem.

Também na quinta, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou a área afetada pela rompimento da barragem e afirmou que milhares de pessoas da região estão sem água.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pier-dos-apaixonados-e-vandalizado-com-pedido-de-casamento-em-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Píer dos Apaixonados é vandalizado com pedido de casamento em São Vicente, SP

Prefeitura já tem imagens do grupo que pichou banco, mureta e piso no espaço localizado na Praia do Gonzaguinha. Píer vira alvo de romance de criminosos e tem banco pichado com 'pedido de casamento' no litoral de SP — Foto: Redes Sociais Um grupo pichou o banco do Píer dos Apaixonados com pedido de casamento em São Vicente, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta sexta-feira (9) […]

today9 de junho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%